CONHEÇA A HISTÓRIA DAS GARRAFAS DE VIDRO

22.09
Categorias:

Pouco se sabe a respeito da descoberta do vidro.

Reza a lenda que esse material foi descoberto por acidente, pelos fenícios, quando a fogueira que eles acendiam na praia derretia a areia e a transformava em vidro.

Isso, contudo, é apenas especulação; dificilmente a temperatura de uma fogueira seria capaz de aquecer a areia à temperatura necessária para transformá-la em vidro.

O que sabemos é que esse material está entre nós há milênios e que desde o primórdio ele vem desempenhando um papel único em nossa sociedade — os egípcios, por exemplo, usavam esse material para armazenar cosméticos e outros bens de valor.

As garrafas de vidro, no entanto, demoraram um pouco mais para surgir.

QUANDO SURGIRAM AS PRIMEIRAS GARRAFAS?

A primeira garrafa de vidro foi feita no sudoeste asiático há cerca de 2120 anos atrás.

No começo, ela era feita de uma forma rudimentar; colocava-se uma forma de argila no meio do vidro para deixá-lo oco.

A garrafa resultante desse processo, no entanto, era frágil; ela servia apenas para transportar as bebidas dos tonéis e garrafões até a mesa e não para transporte.

Foi apenas após o final da Idade Média, por volta de 1600, fosse capaz de produzir garrafas mais espessas e resistentes, que seriam capazes de ser utilizadas para fazer o transporte de líquidos, como vinho e espumantes, por exemplo.

Um fator que contribuiu fortemente para a criação das garrafas de vidro foi o aumento na rigorosidade das leis de produção dos alimentos — lembre-se: a Idade Média foi um período negro para a Europa, assim como para grande parte do mundo, no qual milhares de pessoas pereceram por conta de doenças causadas principalmente pela insalubridade das cidades, portanto era absolutamente natural que houvesse um desejo de se criar regras mais firmes, que salvaguardassem a saúde da população.

CURIOSIDADE: GARRAFAS EM OUTROS FORMATOS

Conforme os anos passaram, as garrafas evoluíram.

Com o tempo, mudou não apenas a sua espessura, mas também o seu formato.

Um bom exemplo disso é a garrafa da marca JohnnieWalker, que é quadrada; segundo a própria marca, ela foi inventada em 1860, pelo próprio fundador, para assegurar que coubessem mais garrafas em cada lote que era enviado, assim como menos chances de que elas quebrassem durante o transporte.

A EVOLUÇÃO CONTINUA

Desde 1600, a indústria do vidro continuou a se aprimorar e evoluir.

Não deve ser espanto algum, portanto, que hoje estejamos aptos a produzir não apenas garrafas, mas também uma série de outros itens, tal qual cubas, blocos e até mesmo telhas de vidro — imagine: um dia não éramos sequer capazes de fazer garrafas que pudessem ser transportadas com segurança; hoje, somos capazes de construir um objeto que protege a casa e fica constantemente exposto à intempéries.

Se você quer conhecer algumas das estruturas de vidro mais interessantes que estão à disposição da construção civil, não hesite; entre em contato com a Prismatic e descubra a ampla gama de produtos que temos em nosso portfólio.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *