DESCUBRA O QUE É O PRINCÍPIO ÓPTICO CATADIÓPTRICO E DE QUE FORMA ELE PODE IMPACTAR A SUA VIDA

01.06
Categorias:

Lentes Automotivas

Talvez você nunca tenha ouvido falar em objetos catadióptricos, mas é praticamente certo que você já tenha visto (e até interagido) com algum em sua vida.

Um objeto catadióptrico é aquele que combina refração e reflexão, ou seja, que é capaz tanto de “desviar” ou “fragmentar” a luz (refração) como também de refleti-la para o ponto de origem (reflexão).

Abaixo, entraremos em detalhes sobre as aplicações desse princípio e a sua importância para diferentes tipos de indústrias, inclusive a automobilística.

 

ONDE ESSE PRINCÍPIO É EMPREGADO E POR QUE ELE É TÃO IMPORTANTE?

Há incontáveis exemplos de objetos que utilizam o princípio catadióptrico em seu funcionamento, tal qual telescópios e lentes.

Contudo, o exemplo mais marcante de objeto que se vale desse princípio físico é, possivelmente, o de um objeto absolutamente corriqueiro e, por vezes, ignorado por muitos daqueles que passam por ele: as tachas refletivas que utilizamos em nossas ruas, estradas e demais ambientes nos quais haja circulação de automóveis.

Essas tachas tem a função de demarcar o final de um determinado pedaço da via e o começo de outra, devendo, portanto, ser capaz tanto de absorver a luz de um farol e refleti-la para que o motorista tenha condições de se orientar, como também alertar todos àqueles que estão utilizando a mão oposta da estrada de que existe um veículo transitando na via oposta à ele.

Em outras palavras, as tachas refletivas precisam ser construídas com o princípio catadióptrico em mente para que elas sejam capazes de fazer a refração e a reflexão das luzes dos faróis que incidirão sobre elas.

 

POR QUE CONTAR COM A PRISMATIC?

Esperamos que o texto acima tenha deixado claro o quanto é importante ter atenção e precisão ao se fabricar corretamente até mesmo aqueles objetos aos quais não prestamos muita atenção, como uma tacha refletiva, por exemplo — uma tacha refletiva que é feita de maneira errônea pode refletir a luz de forma incorreta, sinalizar uma posição equivocada para o motorista e até custar uma vida.

É justamente por isso que a Prismatic trabalha arduamente para fabricar produtos cada vez melhores e mais precisos, inclusive tachas refletivas de vidro — trabalhamos, inclusive, com uma tacha refletiva 360º, que oferece desempenho infinitamente superior às convencionais.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *