Entenda como é o processo de fabricação do vidro

17.05
Categorias:

Entenda como é o processo de fabricação do vidro
O vidro é um material bastante comum nos objetos, o produto está presente em utensílios domésticos, pratos, garrafas, copos, lâmpadas, janelas, portas e demais produtos. No entanto, embora os materiais em vidro sejam comuns, a prática da fabricação envolve diferentes procedimentos, para que se consiga um bom resultado.

Dentre os materiais presentes no vidro estão areia, sílica, barrilha, sulfato de sódio, calcário, dolomita e cacos do produto. O vidro, em geral é um material cerâmico com característica transparente, que tem origem por meio do resfriamento de massa a base da substância sílica. Os tipos de vidros variam no modelo chumbo, cristal, borosilicato e produtos com fórmulas variadas.

Processo para preparar vidro

A primeira etapa que dá início ao preparo do vidro é a junção dos ingredientes, tais como areia, retirada de lagos, 14% de sódio, 2% de componentes químicos e o sódio. Os materiais são misturados e encaminhados ao forno, com temperatura média de 1 500 °C. O procedimento resulta em um composto líquido, semelhante a uma gosma.

A quantidade da mistura a ser moldada é proporcional ao tamanho do vidro projetado, dessa forma, o primeiro molde se refere apenas ao contorno do projeto.Em seguida, com a temperatura da gosma, já resfriada em valor médio de 1 200 °C, o tamanho e molde do líquido vai desenvolver uma bolha de ar na mistura incandescente.Para ajudar no procedimento em grandes indústrias, são usados maçaricos, o que contribui com a manutenção de partes da peça, pois após o resfriamento do material não é possível mais moldá-lo.

Finalização da confecção do vidro

A etapa de finalização do vidro consiste em fazer o molde completo, com o auxílio de um canudo, em que é inserido a bolha produzida. Esse canudo, transportado por um profissional experiente e com os devidos equipamentos de segurança, vai injetar o ar e desenvolver o formato definitivo do vidro.

Durante o procedimento, a temperatura do material tende a diminuir, com isso proporciona maior rigidez e permite resfriar o produto. O material é reservado conforme o formato do item desenvolvido, no caso de garrafas e potes em tamanhos médios, o tempo é de uma hora. O setor de produção também investe na produção com o vidro temperado, o material é resfriado durante as etapas de confecção e proporciona mais resistência ao equipamento.

No preparo de vidros coloridos, comuns em garrafas e artigos de decoração, são utilizados compostos à mistura vitrificável. Algumas substâncias usadas são o selênio, grafite, cádmio, enxofre, resina vegetal, dentre outros. No entanto, os compostos usados variam conforme a cor desejada.

Investimento em produtos de vidro

O vidro é um produto de elevada dureza, fabricado com superfícies lisas, detalhadas e com ondulações. Os materiais em vidro são impermeáveis e atendem aplicações em embalagens de perfumes, produtos alimentícios e frascos. Além disso, o vidro é usado em fabricações de tecidos, mantas, fios e nos isolamentos de construções civis. O material também participa da produção de tubos de televisão, mesas, isoladores elétricos e vidros oftálmicos.

Quem busca inserir materiais de vidro na decoração como telhas, blocos, lentes automotivas, elementos vazados e cubas, podem encontrar na Prismatic uma variedade de produtos. O consumidor usufrui de ferramentas resistentes e desfruta de uma equipe com experiência de 50 anos no mercado.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *