ENTENDA O QUE SÃO TELHAS GALVANIZADAS E QUAIS SUAS APLICAÇÕES

11.08

Você já ouviu falar em telhas galvanizadas?
Talvez em um primeiro momento esse nome lhe pareça estranho, mas é certo que em algum ponto de sua vida você já se deparou com uma dessas telhas, ainda que não soubesse o que estava vendo.
Afirmamos isso porque as telhas galvanizadas são velhas conhecidas do mercado da construção civil (elas são usadas por aqui pelo menos desde a década de 50), por serem excelentes aliados daqueles que buscam praticidade, durabilidade e custo relativamente baixo.
Com isso em mente, a equipe da Prismatic preparou um breve texto no qual iremos falar não apenas sobre as características das telhas galvanizadas, mas também sobre o processo técnico aos quais as mesmas são expostas para se tornar o que são.

O QUE É A GALVANIZAÇÃO?

As telhas galvanizadas recebem esse nome a medida que são expostas a um processo de galvanização durante a sua fabricação — a galvanização nada mais é do que a aplicação de uma camada de zinco sobre superfícies de aço ou ferro.
Trata-se de um processo bastante comum no setor de materiais de construção, já que a galvanização é responsável por aumentar a resistência e a durabilidade do material, em especial contra corrosões.
Essa aumento de resistência ocorre pelo seguinte motivo: o zinco forma um ânodo de sacrifico, ou seja, uma camada de proteção descartável; se ocorrer qualquer dano a essa camada, ela irá estragar e se desprender, mas deixará o aço ou o ferro ainda intacto — no caso da corrosão, o zinco cria uma camada resistente à corrosão, impedindo que o substrato metálico seja afetado.

QUAIS AS VANTAGENS DESSE TIPO DE TELHA?

Algumas das características mais interessantes das telhas galvanizadas, são:

  • Excelente durabilidade — há quem diga que o aço galvanizado é inquebrável;
  • Fácil aplicabilidade — na maior parte dos casos as telhas galvanizadas são feitas sob medida, de forma que elas se encaixam perfeitamente no ambiente;
  • Versatilidade — esse tipo de telha pode ser usado na cidade, no campo e em até locais nos quais é preciso grande durabilidade, como por exemplo em ambientes marítimos (não são todos os tipos de telhas que podem ser usados nesses locais, haja vista que a umidade e a maresia são capazes de destruir boa parte deles);
  • Custo relativamente baixo — a economia de materiais pode chegar a 60% por conta da redução na quantidade de material requerido e, consequentemente, do desperdício na obra;
  • Facilidade de limpeza e manutenção — o zinco preserva a estrutura original, fazendo com que seja mais fácil manter as telhas em bom estado por muito mais tempo.

ONDE POSSO USÁ-LAS?

Na maior parte dos casos a telha galvanizada é utilizada em locais que necessitam de estrutura mais robusta, como galpões, fábricas e indústrias, por exemplo.
Além disso, ambientes nos quais é necessário maior durabilidade, como locais rurais e até marítimos, por exemplo, também se beneficiam dessa estrutura, já que a mesma é altamente resistente a fatores climáticos, como ventos, chuvas e, claro, umidade.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *