QUAIS TELHAS SÃO MAIS RESISTENTES À VARIAÇÕES DE TEMPERATURA?

02.11
Categorias:

Boa parte das cidades brasileiras “sofrem” com variações bruscas de temperatura; ao longo de um mesmo dia, o termômetro pode variar 10, 12 ou até mesmo 15 graus em cidades como São Paulo e Minas Gerais, por exemplo.

Sendo assim, ao escolher uma telha é preciso buscar não apenas resistência mecânica, mas também térmica, ou seja, uma telha que seja resistente não apenas a impactos, riscos e afins, mas também a mudanças bruscas de temperatura.

Com isso em mente, preparamos abaixo um apanhado com algumas informações acerca das telhas que oferecem melhor resistência térmica.

 

TELHAS TÉRMICAS X TELHAS COM RESISTÊNCIA TÉRMICA

 

Antes de seguirmos adiante e falarmos sobre as telhas que apresentam melhor resistência térmica, decidimos separar um parágrafo para fazer um esclarecimento: as telhas térmicas não são sinônimo de telhas com boa resistência térmica.

Explica-se: as telhas térmicas recebem esse nome porque elas ajudam a manter a temperatura interna da edificação agradável; as telhas com resistência térmica, por outro lado, não necessariamente auxiliam na temperatura interna do ambiente, mas elas oferecem alta resistência à variações de temperatura — as telhas térmicas não necessariamente tem grande resistência térmica, apesar de oferecer conforto nesse sentido.

 

TELHA DE VIDRO

 

As telhas de vidro são um exemplo clássico de estrutura com excelente resistência à variações de temperatura.

Durante o seu processo de fabricação, elas são propositadamente expostas a uma queda brusca de temperatura, chamada de têmpera.

A tempera não apenas aumenta a resistência térmica desse tipo de telha, fazendo com que ela seja capaz de suportar mudanças bruscas de temperatura, mas também a sua rigidez e a sua segurança — o vidro temperado, quando quebra, não gera cacos tão pequenos ou afiados quanto o vidro comum.

 

TELHA PET

 

A telha PET, conforme o seu próprio nome sugere, é feita a partir da reciclagem de garrafas PET. Ao longo desse processo, elas adquirem uma excelente resistência à variações térmicas, fazendo com que elas sejam ideais para regiões nas quais a temperatura muda bastante, haja vista que elas não irão quebrar e nem deformar com facilidade — isso sem falar no fato de que elas são leves e acessíveis, o que as torna uma opção ainda mais atraente de telha.

 

FICOU INTERESSADO? FALE CONOSCO!

Conforme visto, existe não apenas um tipo de telha que oferece boa resistência à variações de temperatura, mas sim várias, cada qual com a suas peculiaridades.

Se você está com dúvida acerca de qual é a melhor opção para a sua edificação e precisa de ajuda para escolher, entre em contato com a Prismatic; há mais de 50 anos atuamos no mercado da construção civil, estando amplamente qualificados para ajudá-lo a encontrar a solução ideal para a sua necessidade.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *