REDUZA SEU CONSUMO ELÉTRICO E TORNE SUA EDIFICAÇÃO SUSTENTÁVEL

18.07
Categorias:

Muitas pessoas não conseguem entender a relação entre o uso de energia elétrica e a preservação ambiental. Para elas, eletricidade e meio-ambiente são itens absolutamente desconexos.

A realidade, no entanto, não é bem essa.

Explica-se: a energia que abastece a sua casa precisa ser gerada de algum jeito.

Certos países, como a China, optam principalmente por energia eólica.

Outros, como o Japão, apostam na energia nuclear.

No Brasil, ambas estão disponíveis, porém o grosso da energia utilizada por aqui é gerada em usinas hidrelétricas, que se aproveitam da força d’água.

O problema é que nossa matriz está sobrecarregada; ela não dá conta de suprir a demanda de todo o país, em especial nos momentos de pico, tal qual quando milhares de pessoas utilizam simultaneamente ar-condicionado, chuveiro elétrico e afins.

Sendo assim, há um movimento constante por parte das concessionárias de energia para ampliar a capacidade de produção de energia elétrica. Em muitos casos, contudo, essa expansão é danosa; taisconcessionárias começam a utilizar técnicas que trazem danos para o meio-ambiente em sua expansão, tal qual desvio de rios e afins.

Com isso, ocorre um efeito dominó: o rio é desviado, parte de seu leito seca, a vegetação perece, o gado fica sem alimento e morre com o tempo, o fazendeiro tem prejuízo e assim por diante.

Viu como fazemos todos parte de uma complexa e intrinsecamente conectada cadeia? Pois então não perca tempo; leia as dicas que separamos abaixo e veja formas de incorporar o vidro em sua obra, reduzir o seu uso de energia elétrica e tornar sua edificação sustentável.

ACENTUE A ENTRADA DE LUZ SOLAR

A primeira dica para economizar energia é óbvia: aumente a entrada de luz solar.

Para tanto, você pode contar com uma série de artifícios diferentes, tal qual telhas e blocos de vidro, cobogós (elementos vazados) e assim por diante.

As telhas de vidro são excelentes para a cobertura da casa como um todo ou apenas de parte dela, como uma garagem, piscina ou átrio, por exemplo.

Os blocos são ótimos para criar divisórias que não pesem o ambiente e não impeçam que a luz solar que adentra um cômodo chegue aos demais.

O cobogó, por sua vez, não apenas melhora a luminosidade, mas também a temperatura (veja mais no próximo tópico).

Tais elementos irão lhe auxiliar a medida que são translúcidos, sendo capazes de permitir uma maior incidência de luz solar no ambiente e fazendo com que seja necessário utilizar energia elétrica com menos frequência.

APRIMORE A VENTILAÇÃO

Outra forma interessante de reduzir o consumo elétrico de sua casa ou empresa é por meio do aprimoramento da ventilação da mesma, haja vista que essa é a melhor forma de reduzir a sua dependência em aparelhos de ar condicionado, ventiladores e outros tipos de aparelhos que climatizam o ambiente.

Sem dúvida, muitas pessoas se surpreendem com o quanto essa medida pode ser eficiente; elas passam a gastar significativamente menos com energia elétrica e sentem-se mais à vontade no ambiente, já que a temperatura fica mais amena e equilibrada – não há mais diferenças bruscas de temperatura entre o interior e o exterior dos ambientes.

DÚVIDAS? FALE CONOSCO

Ficou interessado nos conselhos e gostaria de aplicá-los a sua casa ou empresa? Não perca tempo; entre em contato com a Prismatic, uma empresa com ampla experiência não apenas em telhas, blocos e cobogós, mas também uma série de outros itens.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *