TELHAS COLONIAIS: O QUE É ISSO?

21.05
Categorias:

Você sabe o que é uma telha colonial? Talvez o nome lhe pareça estranho em um primeiro momento, porém certamente você já viu esse elemento arquitetônico em algum momento de sua vida.

Sem dúvida, a telha colonial é amplamente utilizada na construção de residências no Brasil, sendo um dos estilos arquitetônicos mais populares por aqui.

A característica mais marcante de uma telha colonial é o seu formato, arredondado, semelhante ao de uma barca.

TIPOS DE TELHA DISPONÍVEL

No mercado é possível encontrar telhas coloniais de diferentes materiais. Os mais comuns são a cerâmica, o P.V.C. e o vidro.

VANTAGENS DA TELHA COLONIAL

O aspecto estético das telhas coloniais costuma ser o seu principal atrativo para um grande número de pessoas. Vale ressaltar, contudo, que esse elemento arquitetônico oferece uma série de outras vantagens, como por exemplo:

VERSATILIDADE: apesar de receber esse nome por ter se popularizado durante o período colonial do Brasil, a telha colonial é um elemento esteticamente versátil, que pode ser utilizada tanto em obras tradicionais, que sigam um estilo colonial, como modernas e mais arrojadas.

BOA VAZÃO DE ÁGUA: o formato, a inclinação e o tipo de encaixe das telhas coloniais fazem com que ela tenha uma excelente vazão de água, sendo ideal para locais nos quais chove muito, por mitigar as chances de que água se acumule na parte superior da residência.

FACILIDADE DE INSTALAÇÃO: outra vantagem considerável de telha colonial é o fato de que ela é fácil de manusear e instalar, não requerindo nenhum tipo de mão de obra especializada.

RECICLAGEM: conforme mencionado, as telhas coloniais costumam ser feitas de cerâmica, P.V.C. ou vidro, que são materiais recicláveis.

POR QUE OPTAR PELA TELHA DE VIDRO?

A telha colonial, seja ela de qual material for, é capaz de proporcionar uma série de vantagens para a edificação. Se você optar pela de vidro, no entanto, as vantagens dobram, já que você terá, também, os seguintes benefícios:

MAIOR INCIDÊNCIA DE LUZ NATURAL: as telhas de vidro são transparentes. Por conta disso, elas permitem que haja uma maior incidência de luz natural, sendo ideais para jardins de inverno, garagens e áreas externas de uma casa.

PROTEÇÃO CONTRA PRAGAS: a maior incidência de luz natural não ajuda apenas a tornar o ambiente mais agradável e diminuir o valor da conta de luz, mas também a afastar certas pragas urbanas, como morcegos e ratos, por exemplo – esses animais preferem ambientes escuros.

MAIOR SEGURANÇA PARA PAINÉIS SOLARES: as telhas coloniais de vidro são excelentes para residências que possuem (ou pretendem possuir) painéis solares instalados na parte superior da casa, já que ajudam a proteger o mesmo de intempéries sem prejudicar o seu funcionamento.

ONDE ADQUIRIR ESSE TIPO DE TELHA?

Se você se empolgou com a ideia de instalar telhas coloniais de vidro em sua residência, não deixe de entrar em contato com a Prismatic, uma empresa com mais de 50 anos de experiência de mercado, que está habituada a trabalhar não apenas com telha colonial, mas também com diversos outros tipos de elementos de vidro.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *