VANTAGENS E DESVANTAGENS DAS EMBALAGENS DE VIDRO

16.01

Durante muitos séculos o ser humano foi incapaz de armazenar alimento; sempre que se caçava ou colhia algo, era preciso fazer o consumo rápido para evitar que o alimento viesse a estragar.

Com o advento do fogo, a situação mudou um pouco; passou a ser viável preservar os alimentos por períodos maiores de tempo — desde, é claro, que os mesmos estivessem assados ou cozidos.

Contudo, o fator que alterou verdadeiramente a situação foi a criação das embalagens; isso sim foi uma idéia genial, que permitiu que alimentos e itens diversos pudessem ser preservados por períodos maiores de tempo, haja vista que as embalagens faziam com que os itens não ficassem expostos.

Dentre os diversos tipos de embalagens que temos à nossa disposição, um dos mais interessantes (e curiosos) é a de vidro.

Pensando nisso, abaixo listamos as principais vantagens e desvantagens desse tipo de material.

QUAIS AS VANTAGENS DAS EMBALAGENS DE VIDRO?

Existem incontáveis fatores que tornam o vidro um material excelente para a confecção dos mais diferentes tipos de embalagens. Alguns dos mais relevantes são:

  • O vidro é um dos únicos materiais que é capaz de manter inalterado as características originais do produto, tal qual seu sabor ou aparência;
  • Ele é 100% reciclável, podendo ser reutilizado inúmeras vezes. Logo, é um material que não causa grande impacto ambiental;
  • Alimentos e bebidas que são colocados em vidros precisam de menos conservantes, estabilizantes e itens afins;
  • O vidro é um tipo de material que não libera disruptores endócrinos, substâncias exógenas que são extremamente prejudiciais à saúde humana. Por esse motivo, embalagens feitas desse material são altamente indicadas para alimentos infantis, tal qual papinhas, mamadeiras, sucos e outros.
  • Embalagens de vidro, quando devidamente produzidas, são capazes de deixar os produtos mais vistosos e apetitosos, sendo, assim, um excelente maneira de valorizar e promover aquilo que será comercializado.

E QUANTO AS DESVANTAGENS?

Infelizmente as embalagens de vidro também apresentam alguns problemas:

  • O vidro é mais delicado que outros materiais, sendo preciso manuseá-lo e inclusive acondicioná-lo com certo cuidado para evitar quebras;
  • Ele é também mais pesado e volumoso que os demais, o que pode acabar encarecendo certos tipos de operações.

FICOU INTERESSADO? FALE CONOSCO?

Conforme visto, o vidro é uma opção interessantíssima para a confecção dos mais variados tipos de embalagens.

Se você ficou interessado e está pensando em investir nesse material, não hesite; fale com a Prismatic, uma empresa que é especialista nesse tipo de material, atuando com o mesmo há mais de 50 anos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *