VARIAÇÃO DE TEMPERATURA É UM PROBLEMA PARA AS CUBAS DE VIDRO?

15.02
Categorias:

Para a maior parte das pessoas o vidro é um tipo de material que gera tanto apreensão como fascínio. Por conta disso, milhares de pessoas ao redor do mundo trabalham diariamente, de forma incansável, para aprimorar esse material e encontrar novos usos e aplicações para o mesmo, um processo que dá origem a objetos diferenciados e até inusitados, que acabam caindo rapidamente no gosto popular.

Um bom exemplo desse tipo de objeto é a cuba de vidro, um tipo de estrutura que tem encantado milhares de pessoas e aparecido em um número cada vez maior de lares, mas que ainda é vista com dúvida e desconfiança por muitos, que tem medo de que a mesma não seja muito resistente e possa quebrar com facilidade. Pensando nisso, preparamos um breve texto no qual tratamos desse assunto e procuramos esclarecer de uma vez por todas se há motivo para se preocupar com as cubas de vidro ou não.

AS CUBAS DE VIDRO QUEBRAM COM FACILIDADE?

Ao contrário do que muitas pessoas imaginam, as cubas de vidro são extremamente resistentes e não quebram com facilidade, por serem feitas de vidro temperado, um tipo de material que possui não apenas resistência mecânica, mas também térmica, sendo capaz de resistir até mesmo a variações bruscas de temperatura, como aquelas típicas de ocorrer em uma pia, na qual se usa tanto água fria como quente, as vezes de forma subsequente.

O QUE É O VIDRO TEMPERADO?

Vidro temperado, caso você não saiba, é um tipo de material que passou por um processo de tratamento térmico, chamado de têmpera, no qual o mesmo é aquecido até uma temperatura altíssima e depois resfriado de forma brusca, com o intuito de promover alterações estruturais no mesmo, que aumentam sua resistência e sua dureza.

QUAIS AS VANTAGENS DESSE MATERIAL?

Existem inúmeros fatores que fazem com que o vidro temperado seja o material ideal para as cubas de vidro, porém os principais são:

  • MAIOR RESISTÊNCIA MECÂNICA: uma das características mais conhecidas do vidro temperado é a sua alta resistência mecânica, que dá origem a objetos mais resistentes, que não quebram com facilidade, mesmo quando certos impactos ocorrem;
  • MAIOR RESISTÊNCIA TÉRMICA: conforme explicado anteriormente, o vidro temperado é exposto propositadamente a uma mudança brusca de temperatura. Por conta disso, o mesmo é capaz de aguentar tranquilamente mudanças bruscas e constantes de temperatura, como por exemplo aquelas que ocorrem em uma pia ao alternar entre água quente e fria – se elas fossem feitas de vidro normal, o choque térmico faria com que elas quebrassem;
  • QUEBRA CONTROLADA: caso o pior ocorra e a cuba quebre, por ela ser feito de vidro temperado a quebra acaba sendo controlada e o vidro se parte em pedaços maiores, que oferecem menos risco.

PRESTE MUITA ATENÇÃO À PROCEDÊNCIA

As cubas de vidro são feitas para ser produtos fortes e resistentes, que são duráveis mesmo quando expostos à variações constante de temperatura. Para que a sua cuba seja verdadeiramente segura, no entanto, é preciso que você procure adquiri-la de uma fonte confiável, que saiba trabalhar com esse tipo de material e venda apenas produtos de qualidade. Nessa hora, portanto, conte com o auxílio da Prismatic, uma empresa que tem mais de 50 anos de experiência de mercado, estando habituada a trabalhar não apenas com cuba de vidro, mas também diversos outros tipos de produtos feitos a partir desse mesmo material.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.