VAZAMENTO DE ÁGUA DA CHUVA NO TELHADO? VEJA O QUE FAZER!

14.07

A maior parte das edificações irá, em algum momento, sofrer com infiltrações; trata-se de um problema natural, que está sujeito a ocorrer eventualmente — especialmente se não forem realizadas manutenções periódicas.

Isso, contudo, não o torna agradável; esse é, invariavelmente, um problema desagradável, que causa estresse e diversos outros problemas

Confira abaixo algumas das principais causas de infiltrações no telhado, assim como a melhor forma de resolvê-las.

 

POSSÍVEIS CAUSAS DESSE PROBLEMA

Há uma série de fatores que podem levar a vazamentos no telhado:

TELHAS QUEBRADAS: essa costuma ser uma das principais causas de vazamentos. Com o tempo, algumas telhas podem rachar e/ou se danificar, seja por desgaste natural ou por algum impacto, o que eventualmente faz com que fissuras apareçam e a água consiga se infiltrar;

TELHAS POROSAS: certos tipos de telha são naturalmente propensas a absorver água. Um bom exemplo disso são as telha de concreto. Se esse tipo de telha não receber um tratamento adequado, como por exemplo a aplicação de uma resina, um vazamento pode vir a ocorrer;

TELHAS SOBREPOSTAS: o encaixe de algumas telhas não é exato, sendo relativamente fácil para que elas se desloquem com o vento e acabem deixando a água entrar na parte superior da edificação;

INCLINAÇÃO INADEQUADA: cada tipo de telhado possui uma inclinação, a qual é calculada antes mesmo da edificação ser erguida. Se houver erro nesse cálculo, fica fácil para a água infiltrar-se.

 

COMO RESOLVER?

Obviamente, cada tipo de problema irá requerer uma solução específica: no caso das telhas quebradas, o mais recomendado é a troca; se o material for poroso, você pode tanto trocar o tipo de telha como tentar aplicar uma camada de resina impermeabilizante na mesma; se elas estiverem sobrepostas, basta arrumá-las.

Dos problemas mencionados acima, o único que é mais complicado de ser resolvido é o da inclinação inadequada; quando isso ocorre, até pode-se tentar fazer uma impermeabilização para mitigar o problema, porém em muitos casos isso não é suficiente.

Por esse motivo, fazemos questão de alertar nossos leitores para que tenham cuidado ao construir seu telhado; é imprescindível calcular a inclinação correta, assim como comprar as telhas adequadas para a mesma.

Se você tem dúvidas e/ou precisa de ajuda, fique à vontade para entrar em contato com a equipe da Prismatic; estamos há mais de 50 anos no mercado da construção civil, estando aptos, portanto, a ajudá-lo a sanar quaisquer dúvidas e/ou problemas que você possa vir a enfrentar durante a construção ou reforma do telhado de sua edificação.

Comentários
1 comentários
  1. Gumercindo Paulo Pereira disse:

    Bom dia, meu telhado é com telhas de concreto e a estrutura de é de ferragem, a inclinação esta dentro dos padrões, porém apresenta vazamentos quando ocorre chuvas forte, tem uma solução para este caso?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.