Benefícios do vidro para a construção civil

29.09
Categorias:

Benefícios do vidro para a construção civil
Para que possamos explicar com clareza a importância do vidro para a construção civil, nada melhor que contar algo que ocorreu com Steve Jobs, o lendário e excêntrico fundador da Apple, que era conhecido por ter verdadeira paixão por design.

A história em questão ocorreu quando Steve Jobs, ao retornar para a Apple, decidiu que era hora de transformar as lojas da empresa. Ao pensar sobre o assunto, ele decidiu que gostaria de utilizar o máximo de vidro possível na construção das novas lojas, inclusive nas escadas das mesmas. Sim, nas escadas, você não leu errado.

Steve Jobs, então, sondou diversas empresas especializadas em vidro à procura de uma que aceitasse o desafio de produzir uma escada feita inteiramente de vidro, porém sempre ouvia das mesmas que isso era algo impossível de se fazer. Teimoso como sempre foi, não desistiu, chamou sua equipe de criativos e engenheiros e, juntos, desenvolveram um projeto de escada de vidro que seria posteriormente patenteado, virando uma de suas mais importantes criações – apesar de ser relativamente desconhecida quando comparada ao iPhone e ao iPad.

Após desenvolver esse projeto, Jobs e sua equipe decidiram apresentá-lo novamente para uma empresa especializada em vidro, que viu ali a oportunidade de fazer história. A partir de então, quem trabalha com a Apple fazendo o vidro de suas lojas tornou-se capaz não apenas de produzir essas escadas de vidro, mas também coisas inimagináveis com o mesmo – Peter Bohlin, por exemplo, que foi uma das pessoas que mais trabalhou com Jobs, ganhou mais de 40 prêmios de design por aquilo que ele foi capaz de fazer com o vidro nas lojas da Apple.

VIDRO: UM ELEMENTO ANTIGO QUE EVOCA O FUTURO

Por mais que não estejamos, de forma alguma, sugerindo que você deva criar uma escada de vidro em sua loja – até porque estima-se que o custo de uma única escada dessas seja de aproximadamente 30 mil euros -, resolvemos contar essa história para mostrar que até mesmo um gênio como o Steve Jobs já entendia a importância do vidro há mais de uma década atrás.

Essa compreensão, aliás, fica clara em outro exemplo relacionado à Apple: a loja de Nova York da empresa. Quando eles decidiram que iriam fazer uma loja ali, próxima do Central Park, perceberam que teriam um grande desafio pela frente: atrair consumidores para um lugar lúgubre, que era subterrâneo e pouco convidativo. A solução para tanto foi investir em um gigantesco cubo de vidro, que não apenas chamaria a atenção, mas também deixaria a loja muito mais clara, iluminada e convidativa, fazendo com que as pessoas se sentissem motivadas a visitá-la.

O vidro, aliás, trás isso aos projeto: leveza e clareza. Ele é capaz de deixar todo e qualquer tipo de ambiente mais moderno, iluminado e leve, algo essencial nos dias de hoje, nos quais é cada vez mais comum a criação de espaços pequenos para se morar ou trabalhar, com o vidro sendo excelente para transmitir uma sensação de amplitude e não deixar o local claustrofóbico.

COMO UTILIZAR O VIDRO EM NOSSO DIA A DIA?

Sabemos que utilizar o vidro da forma que a Apple faz é algo para poucos, sendo extremamente custoso e trabalhoso. Contudo, existem diversas formas de empregar esse elemento no seu dia a dia de forma mais simples, com resultados muito bons.

Uma forma muito boa de utilizar o vidro com relativa facilidade são as telhas de vidro, por exemplo. Se você nunca ouviu falar nesse tipo de material, saiba que as telhas de vidro são ótimas para criar ambientes fechados que sejam capazes de receber boa quantidade de luz solar, como por exemplo uma estufa, um ateliê ou mesmo um jardim de inverno, que são ambientes que precisam ser devidamente fechados mas que não podem ficar sem luz. Além disso as telhas de vidro são uma ótima opção para acabar com problemas de infestações de morcegos e outros animais de hábitos noturnos, pois permitem a entrada de luz, impedindo a reprodução dos mesmos.

Existem, ainda, os elementos vazados de vidro, que podem ser utilizados em paredes para garantir que o local receba não apenas iluminação natural, mas também uma maior incidência de vento, que ajude o ambiente a ficar mais frescos e aconchegante – imagine uma academia, por exemplo, que ao investir em elementos vazados de vidro não precisa utilizar muito o ar condicionado, fazendo com que a saúde de seus clientes seja preservada e que se gaste menos energia elétrica.

Fora isso, ao utilizar o vidro em sua construção, existe, ainda, o apelo estético do mesmo, haja vista que o vidro costuma evocar um ar de modernidade, tecnologia e elegância, que tem sido muito buscado por aqueles que estão reformando ou construindo, por ser adequado aos dias de hoje.

ONDE ADQUIRIR VIDRO PARA A MINHA OBRA?

Se você está pensando em colocar vidro na sua obra, não deixe de entrar em contato com a Prismatic, uma empresa que está no mercado há mais de 50 anos. Somos uma empresa certificada ISO 9001:2008, que possui uma estrutura completa para desenvolver produtos de ótima qualidade, possuindo laboratório químico e metrológico, que asseguram que seus clientes adquiram apenas o que existe de melhor no mercado.

Comentários
1 comentários
  1. contrução civil disse:

    Assim como a planta é o projeto de uma construção civil, o sonho é um projeto de construção da vida.

    Assim como a planta é o projeto de uma construção civil, nossos sonhos são projetos de construção da nossa vida.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *