COMEÇAR UMA OBRA EM DEZEMBRO É UMA BOA IDÉIA?

07.12

Sejamos francos? Construir ou reformar nunca é fácil; há muitos custos envolvidos, incontáveis decisões que precisam ser tomadas e, eventualmente, alguns problemas que são capazes de tirar o sono de qualquer pessoa.

Ainda que não seja possível eliminar por completo as dificuldades desse processo, existem formas de torná-lo ao menos um pouco mais simples.

Uma das mais eficientes é escolher a época certa para iniciar a sua obra.

 

PRÓS E CONTRAS DE CONSTRUIR OU REFORMAR NESSE PERÍODO

 

Muitas pessoas acabam pensando em iniciar a sua obra durante o final de ano por estarem ligeiramente mais tranquilas; boa parte das empresas entram em recesso e, com isso, elas acabam tendo mais tempo de se dedicar à sua obra.

Contudo, apesar de a sobra de tempo ser realmente algo vantajoso, nem tudo são flores; há fatores que dificultam a realização de uma obra durante esse período.

Com isso em mente, preparamos abaixo um breve apanhando com as vantagens e desvantagens de construir ou reformar nesse período.

Começando pelas vantagens, temos os seguintes pontos:

 

  • Você terá (possivelmente) mais tempo para supervisionar a obra, o que resultará em algo muito mais pensado e estruturado, próximo daquilo que você tinha em mente ao iniciar o projeto;
  • Nesse período costuma fazer calor, o que ajuda certas obras que requerem secagem, como pintura de ambientes, por exemplo, a fluirem melhor;
  • Eventuais mudanças de rotina que sejam necessárias por conta da obra tem chance de causar um impacto menor em seu dia a dia durante esse período.

 

No quesito desvantagens, vale mencionar:

 

  • Pode ser um pouco mais difícil conseguir mão de obra especializada e material;
  • Dezembro pode, ocasionalmente, ser um mês chuvoso, o que pode prejudicar a realização de obras em telhados e afins;
  • O último mês do ano é um que possui uma quantidade relativamente grande de dias em que as pessoas trabalham meio período, como dia 24, 25 e 31;
  • Seu descanso pode acabar sendo comprometido. Dependendo do tipo de obra, você terá que ficar atento ao processo e/ou ficará impossibilitado de usar certas partes da casa, o que pode comprometer um período que é, para muitas pessoas, de descanso.

 

QUAL É, AFINAL, O VEREDICTO?

 

Conforme visto, há pontos que pesam tanto a favor como contra a realização de uma obra durante esse período. Sendo assim, é basicamente uma questão de você pesar as vantagens e desvantagens e ver se o resultado dessa equação é positivo.

O que podemos lhe garantir, contudo, é que se você optar por iniciar uma obra durante esse período, precisará do apoio de um bom fornecedor de matéria-prima, tal qual a Prismatic, por exemplo, que atua no mercado da construção civil há mais de 5 décadas, tendo se especializado principalmente em estruturas de vidro, tal qual blocos, cobogós, telhas e até mesmo cubas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *