COMO E QUANDO REALIZAR TROCAS DE TELHAS EM SUA CASA?

08.06

Vamos direto ao ponto: não existe uma única resposta para essa pergunta; a maior parte das telhas não tem um prazo de validade pré-determinado. Sua durabilidade irá variar de acordo com uma série de variáveis, tal qual a região do país em que a edificação está, o material da telha em questão e assim por diante.

Se essa resposta lhe causou certo desânimo, não iremos nos surpreender.

Contudo, não há motivo para desespero; se você souber o que buscar, será infinitamente mais fácil saber o momento exato em que é preciso realizar uma eventual troca de telha em sua casa.

Confira as dicas que preparamos para você.

 

PRIMEIRA VARIÁVEL: CLIMA

Uma das primeiras variáveis a se considerar é o clima da região. Em locais em que a temperatura varia bruscamente dentro de um mesmo dia, certos materiais podem dilatar e contrair; com o tempo, esse processo danifica as telhas.

Aqui vale uma ressalva: certos materiais tem maior tolerância a variações bruscas de temperatura; o vidro é um exemplo disso. Por esse motivo, telhas de vidro são recomendadas para regiões em que o clima é instável.

 

SEGUNDA VARIÁVEL: TIPO DE INSTALAÇÃO

A durabilidade da telha irá variar conforme a qualidade de sua instalação; nos casos em que ela é fixada adequadamente, com a estrutura correta, há menos chances de que ela venha a se movimentar e, consequentemente, danificar — todo tipo de edificação está sujeita a um certo nível de movimento; trata-se de um processo natural de assentamento do solo e/ou estrutura. Nos casos em que uma determinada parte é erguida de forma precária, no entanto, tais movimentos podem ocasionar danos estruturais.

 

TERCEIRA VARIÁVEL: MATERIAL

O material do qual a telha é feita irá impactar diretamente na frequência com que a mesma irá precisar ser reparada. Certos materiais, como a cerâmica, por exemplo, estão sujeitos a possuir imperfeições que degradam a estrutura como um todo. Já outros, como o vidro e o concreto, por exemplo, são feitos de forma mais precisa e oferecem, assim, melhor resistência.

 

FAÇA AVALIAÇÕES COM FREQUÊNCIA

O segredo para manter as telhas de sua residência sempre em boas condições é realizar vistorias frequentes e prestar atenção a pequenos detalhes que podem indicar a existência de algum problema, tal qual o aparecimento de uma infiltração, barulho e rangido excessivo em dias de chuva ou vento e assim por diante.

 

NA DÚVIDA, INVISTA NA OPÇÃO SEGURA

Se você quiser ter tranquilidade com as telhas da sua residência, dê preferência às de vidro, que são não apenas resistentes, mas também vistosas e úteis — elas permitem uma maior incidência de luz solar, o que é ótimo para ambientes como forros, evitando o aparecimento de pragas urbanas, garagens e jardins, para criar estufas e ambientes protegidos de intempéries, dentre outros.

Para tanto, conte com o auxílio da Prismatic; há mais de 50 anos atuamos no setor da construção civil, comercializando não apenas telhas, mas também uma série de outras estruturas de vidro.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *