COMO LIDAR COM O MOFO EM TELHADOS E FORROS?

19.07
Categorias:

O Brasil é um país tropical, no qual há um grande volume de precipitações, em especial nas regiões Sul, Sudeste e Centro-oeste.

Sendo assim, é seguro dizer que boa parte das cidades são relativamente úmidas.

Por esse motivo, o surgimento de mofo, fungos e outros problemas correlatos no telhado é algo relativamente comum, que preocupa e tira o sono de muitos proprietários.

Não à toa, recebemos com frequência aqui no blog perguntas sobre a melhor forma de se lidar com esse tipo de problema.

Abaixo, vamos lhe dar algumas dicas não apenas de como remover esses males de seu telhado, mas também de evitar que os mesmos apareçam (ou voltem a aparecer, caso seu telhado já tenha sido infestado por algum desses problemas).

POR QUE SE PREOCUPAR COM ESSAS INFESTAÇÕES?

Antes de explicarmos o que é preciso fazer para remover esse tipo de problema de seu telhado e/ou forro, é bom que você entenda os perigos que os mesmos trazem para você caso não sejam devidamente sanados.

Os fungos, mofos e demais problemas similares deixam o telhado não apenas feio, mas também comprometido; eles prejudicam a integridade do telhado, comprometendo estrutura da telha em si e a sua aderência.

Quando aparecem no forro, o problema pode ser ainda pior, haja vista que torna-se mais fácil o mesmo entrar em contato com aqueles que habitam e/ou transitam pelo local —lembre-se: fungos, mofo e bolor podem causar uma série de problemas graves de saúde, em especial respiratórios.

COMO ELIMINAR MOFO, FUNGO E BOLOR?

Se o seu telhado já está infestado, há algumas medidas que você pode tomar:

Lavar o local com escova ou vassoura de cerdas grossas;

Utilizar sabão neutro e água sanitária, quando preciso — no caso da água sanitária, é interessante aplicá-la e deixá-la agir por pelo menos 5 minutos, para que ela amoleça o mofo;

Usar lavadoras de alta-pressão, caso seja possível;

Uma vez feita a limpeza, deixe o local secar naturalmente.

Se quiser aprimorar a limpeza e a proteção de seu telhado ou forro, considere investir em produtos impermeabilizantes; eles podem aumentar consideravelmente o nível de proteção do seu telhado.

COMO AFASTAR MOFO, FUNGO E BOLORES?

Conforme mencionado acima, certos tipos de impermeabilizantes podem evitar que o mofo se instale no telhado.

Além disso, você pode também investir em certos produtos anti-mofo, que retiram a umidade do ar e evitam, com isso, que o mofo apareça.

Uma das formas mais eficientes de se evitar esses problemas, em especial no forro, no entanto, é investir em telhas translúcidas, tal qual as de vidro, por exemplo; elas permitem a incidência de luz solar, o que ajuda não apenas a secar o local, evitando o acúmulo de umidade, mas também cria um ambiente iluminado, que não necessariamente é o preferido do mofo, fungo e bolor.

FICOU COM DÚVIDAS? FALE CONOSCO!

Esperamos que o texto acima tenha lhe ajudado a tirar suas dúvidas acerca desse problema que aflige tantas edificações em nosso país.

Se ficou alguma dúvida, no entanto, não hesite; entre em contato com a equipe da Prismatic. Faremos o que estiver ao nosso alcance para ajudá-lo!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *