COMO MELHORAR A ILUMINAÇÃO NA ÁREA COMUM DE MEU CONDOMÍNIO?

18.05

Seu condomínio possui áreas comuns mal iluminadas? Pois saiba que caso a sua resposta tenha sido sim, você não está sozinho. Sem dúvida, milhares de pessoas sofrem com áreas mal iluminadas em seu condomínio. A boa notícia? Existe solução!

O QUE, EXATAMENTE, É UMA ÁREA COMUM?

Antes de prosseguirmos para a questão da iluminação, vale reservar alguns momentos para esclarecer o que, exatamente, é uma “área comum”.

Dá-se o nome de “área comum” a todo e qualquer espaço de um condomínio que deva ser compartilhada de forma parelha pelos condôminos. As escadas, os elevadores, a piscina, a quadra e até mesmo a garagem são bons exemplos desse tipo de área.

QUE TIPO DE PROBLEMAS ISSO PODE ACARRETAR?

Condomínios que apresentam certa deficiência na iluminação de suas áreas comuns costumam sofrer também dos seguintes males:

AUMENTA O NÚMERO DE ACIDENTES: iluminar bem um local é uma questão de segurança. Para compreender isso, imagine a seguinte situação: um idoso decide caminhar pelo jardim de seu prédio para se exercitar. O dia, no entanto, está um pouco nublado e a iluminação do local é precária. Por conta disso, ele não vê um pequeno desnível no chão, tropeça e caí. Se houvesse uma iluminação melhor no local, é provável que ele tivesse visto o desnível e evitado a queda.

OCORRE MAIS PROBLEMAS DE CONVIVÊNCIA: se a área comum de um condomínio é mal iluminada, é absolutamente natural que os moradores prefiram passar mais tempo em sua própria casa. Com isso, atividades que poderiam ser realizadas nas áreas comuns passam a ser feitas na própria casa ou apartamento; uma festa que seria dada no salão é feita na sala; crianças que desejam brincar decidem correr pelo próprio apartamento. Tais atividades, apesar de parecerem inocentes, costumam incomodar os vizinhos e gerar reclamações.

DIMINUI O VALOR DE MERCADO DO CONDOMÍNIO: muitas pessoas que vivem em condomínios com problema de iluminação nas áreas comuns se reunem, propõem mudanças e fazem o possível para reverter a situação. Muitas vezes, no entanto, o problema não é sanado e elas decidem deixar o local. Se isso se torna uma tendência e aumenta o volume de migração de moradores, ou mesmo se a imobiliária e/ou condôminos em potencial constatam a deficiência que existe no local, o imóvel perde valor de mercado.

Resumidamente, portanto, pode-se dizer que há uma queda considerável na qualidade de vida daqueles que habitam condomínios que possuem algum tipo de área comum mal iluminada.

COMO POSSO MELHORAR A ILUMINAÇÃO NESSES LOCAIS?

Existem diversas atitudes que podem ser tomadas para melhorar a iluminação de uma área comum. A mais óbvia, claro, é instalar um maior número de luzes. Essa solução, no entanto, muitas vezes não é adotada por não caber no orçamento – mais luzes significa uma conta de luz mais polposa, algo altamente indesejável em tempos de crise energética, nos quais a tarifas da conta de luz sobem frequentemente.

Nesse contexto, surgem soluções alternativas, como por exemplo a instalação de telhas de vidro. Se você nunca parou para considerar esse elementos, veja abaixo algumas das principais vantagens que o mesmo pode trazer para a iluminação da área comum de seu condomínio:

APROVEITAMENTO DE LUZ NATURAL: a principal vantagem das telhas de vidro para quem deseja iluminar melhor as áreas comuns de seu condomínio é o fato de que com ela é possível aproveitar melhor a incidência de luz natural. Por conta disso, há um aumento na iluminação do local sem que haja aumento na conta de luz – na maior parte das vezes, aliás, a conta de luz acaba diminuindo. Fora isso, a luz natural faz com que o local fique mais agradável, tanto de dia como de noite.

PROTEÇÃO CONTRA CHUVAS: outra grande vantagem das telhas de vidro é o fato de que ela veda uma área sem sacrificar sua luz natural. Com isso, é possível utilizar as dependências externas de um condomínio mesmo em caso de chuva.

RESISTÊNCIA A INTEMPÉRIES: as telhas de vidro são feitas de vidro temperado, sendo recomendadas, por conta disso, para qualquer tipo região, até mesmo aquelas nas quais o clima oscila de maneira significativa.

FACILIDADE DE MANUTENÇÃO: instalar esse tipo de elemento arquitetônico em seu condomínio não irá causar nenhum tipo de impacto no processo de manutenção do mesmo, já que ele é fácil de limpar e manter, não exigindo nenhum tipo de cuidado especial.

PRISMATIC: ESPECIALISTA EM TELHA DE VIDRO

Se você gostou do que descobriu a respeito das telhas de vidro e está pensando em colocá-las em seu condomínio, não deixe de entrar em contato com a Prismatic, uma empresa que está há mais de 50 anos no mercado, e consultar suas condições.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *