Como preparar sua casa para as fortes chuvas do verão

21.09
Categorias:

A época das chuvas está para chegar. A sua casa está preparada para ela? Sempre que esse período se aproxima, é bom fazer uma grande vistoria no imóvel e trocar tudo o que for preciso. Afinal, ninguém quer chegar do trabalho e encontrar tudo alagado, não é?

Lembre-se de que as chuvas entram não apenas quando há cheias, mas também por vidros quebrados, batentes de porta com problemas, entre outros locais que precisem de vedação. Problemas nos telhados também podem resultar em infiltrações e goteiras.

Quer evitar esses e outros transtornos? Confira as nossas dicas e mãos à obra!

Cuidado com a área externa

Para começar a se preparar, veja se ralos ou grelhas estão limpos, sem resíduos de lixo, folhas ou outros objetos que possam vedar o fluxo de água. Limpe de forma que eles fiquem prontos para escoar a chuva.

Aproveite e elimine vasos, potes e qualquer item que possa acumular água. Isso é essencial para a higiene e para o controle da proliferação do mosquito transmissor da dengue.

Telhado merece atenção especial

Ainda nessa preparação para a época das águas, você precisa verificar o telhado. Ele está bem conservado? Esse é o melhor momento para trocar telhas quebradas, fazer vedação e uma boa limpeza, para evitar goteiras e infiltrações. Na Prismatic temos telhas de qualidade, para que você faça as alterações necessárias.

Aproveite para cobrir a área da churrasqueira. Afinal, mesmo em dias chuvosos é bom reunir amigos e familiares para se divertir, não é? Uma dica é colocar telhas de vidros, que são resistentes, modernas, bonitas, duráveis e ainda permitem que a luz solar seja aproveitada. Com isso, resultam em economia de energia. Incrível, não?

Cuidados com esquadrias e vidros

As portas e as janelas estão sempre sujeitas a deterioração causada pelo tempo. Afinal, recebem luz solar e chuvas diariamente, não é? É por isso que, antes das chuvas chegarem, é bom fazer uma vistoria em tudo.

Caso necessário, troque ou arrume as esquadrias com problemas. Vidros quebrados também devem ser trocados, já que podem servir como espaço para que as águas da chuva entrem e molhem a sua casa.

Caso haja qualquer fresta em janelas e portas, você pode arrumá-las com o uso de  selante de silicone ou adesivos apropriados, para deixar o seu lar protegido.

A parte elétrica também merece atenção

Claro que o cuidado com eletricidade deve ser constante, independentemente de estar na época de chuvas ou não. Porém, você pode aproveitar esse momento para corrigir qualquer problema que possa estar acontecendo e proteger a fiação.

Há algum espaço para tomada que ainda não está ligado e com fiação aparente? Vede os fios e coloque uma plaquinha apropriada para fechar. Com isso, você protege a fiação e evita curtos causados pela umidade. Veja também se o relógio de luz está em boas condições e devidamente fechado.

Lembre-se que é importante fazer todos os reparos agora, antes das chuvas começarem, para evitar transtornos. Na Prismatic temos diversos produtos úteis para você. Conte conosco e garanta a segurança da sua família!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *