CONHEÇA A LAJE DE TRELIÇA, SUAS APLICAÇÕES E VANTAGENS

28.10
Categorias:

Segundo o jargão técnico, treliça é uma estrutura composta por cinco ou mais triângulos construídos com elementos retos e ligados entre si por “nós”.

Na prática, estamos falando de uma estrutura que possui um fio linear na parte superior e uma série de estruturas triangulares entrelaçadas na mesma horizontalmente.

Esse tipo de estrutura é interessante a medida que a mesma é amplamente utilizada para a construção de uma série de edificações, em especial no que diz respeito a parte superior da mesma, ou seja, a laje.

Nesse texto, iremos dar alguns detalhes acerca dos benefícios desse tipo de laje, além de informações acerca de quais tipo de edificação podem se beneficiar verdadeiramente dessa estrutura.

 

QUAIS AS VANTAGENS DA LAJE DE TRELIÇA?

 

Os principais atrativos desse tipo de laje são:

 

  • ECONOMIA: um dos principais atrativos desse tipo de laje é o seu baixo custo. Primeiro, por conta da matéria prima em si; a ferragem e os complementos que a acompanham são relativamente baratos. Segundo, pelo fato de que elas necessitam de pouco ou até nenhum escoramento, o que ajuda a baratear significativamente o projeto;
  • LEVEZA: conforme mencionado no tópico acima, a laje de treliça requer menos matéria-prima. Logo, ela é mais leve, o que faz com que a cobertura da edificação em si fique mais leve e, portanto, necessite de vigas, pilares e fundações mais simples (e baratas) para sustentá-la;
  • PRATICIDADE: a matéria-prima utilizada nesse tipo de laje é relativamente fácil de ser manuseada, isso sem falar no fato de que ela deixa mais espaço para tubulações hidráulicas e elétricas, o que facilita consideravelmente o projeto de construção da edificação;
  • CONFORTO: por fim, vale ressaltar que esse tipo de laje oferece excelente conforto térmico e acústico.

 

QUANDO INVESTIR NESSE TIPO DE LAJE?

Esse tipo de laje costuma ser indicado para obras de pequeno e médio porte, com um vão de no máximo 12 metros.

 

POR QUE ESTAMOS FALANDO SOBRE ISSO?

Talvez você tenha achado engraçado a equipe da Prismatic, uma empresa especializada em estruturas de vidro, estar falando de laje trelaçada, haja vista que a mesma costuma ser comumente utilizada com isopor e/ou telhas de cerâmica.

Contudo, o que muitas pessoas não sabem é que a laje trelaçada pode ser usada com vidro também, seja em toda a sua estrutura ou apenas em parte dela — a segunda opção é mais comum; muitas pessoas mesclam telhas de cerâmica com telhas de vidro para garantir a incidência de luz solar na parte interna da casa.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *