Cuidados com a vedação de telhas

20.09

Já pensou chegar em casa, depois de um dia cansativo no trabalho, e descobrir uma goteira? Às vezes o problema é tão grave que acaba estragando até os móveis da casa e claro, ninguém quer passar por isso, não é? É por esse motivo que a vedação do telhado deve ser bem feita e mantida.

Além da impermeabilização com produtos apropriados, há outros pontos que podem prejudicar a vedação e causar transtornos. Para que você possa corrigir isso antes da época das chuvas começar, separamos alguns pontos importantes. Verifique todos eles e livre-se das goteiras e infiltrações vindas do telhado!

Inclinação inadequada pode causar sério problemas

Você sabia que os problemas de vedação do telhado podem começar já na hora de construir? Se as telhas não forem colocadas na inclinação correta, o encaixe acaba ficando errado. Com isso, há o acúmulo de água, mau escoamento e consequente infiltração de chuva para dentro de casa.

O indicado é ter esse cuidado na hora de construir. Porém, se você só descobriu o problema com a casa toda pronta, a impermeabilização poderá ajudar a reduzir os danos.

Telhas sobrepostas causam infiltração

Telha sobreposta é um problema frequente e que sempre resulta em vazamento de água para dentro de casa. Para isso, basta chuva vir acompanhada de vento. Nesse caso, não há muito o que fazer, a não ser corrigir o posicionamento de telhas para evitar que a água entre.

Telhas de má qualidade ou que absorvem água

Outro ponto importante ao pensar em vedação de telhado, é a escolha das telhas. Algumas absorvem água e acabam não resistindo bem a chuvas mais fortes e duradouras. Nesses casos, o ideal é trocar para telhas de melhor qualidade ou fazer a impermeabilização, para evitar goteiras.

Telha quebrada é problema certo

Tão importante quanto a qualidade da telha escolhida, é a manutenção do telhado. Uma telha quebrada pode trazer grandes prejuízos. Por isso, deve ser trocada o quanto antes, para evitar que a umidade chegue à estrutura do telhado da sua casa e a danifique.

Alternativas para diminuir os problemas e melhorar a vedação do telhado

Para evitar goteiras, infiltrações e prejuízos, além dos cuidados já citados, você pode realizar outro procedimento que ajudará a evitar os transtornos: a impermeabilização do telhado.

O uso de mantas asfálticas é uma das formas de fazer isso. Elas funcionam como subcoberturas, que impedem a passagem da água. Podem ser feitas de folhas de alumínio, adesivos especiais, fibras de polietileno de alta densidade, entre outros.

A tinta impermeabilizante também é útil. Ela é conhecida também como manta líquida ou resina impermeabilizante. Pode ser aplicada com rolos ou pincéis em todo o telhado.

Está procurando material de qualidade para a reforma de sua casa? Quer ficar livre de goteiras? Conheça os produtos oferecidos pela Prismatic!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *