É fácil fazer a instalação de elementos vazados de vidro?

22.10
Categorias:

Uso de elementos vazados de vidro – também conhecidos como cobogós, é muito popular em território brasileiro. Criado por um grupo de engenheiros, um alemão, um brasileiro e um português, o cobogó surgiu em Recife. Com influencias árabes e base nos muxarabis, eles foram criados nos anos de 1920, na intenção de dividir ambientes sem isola-los completamente. Construídos primeiramente em madeira, os cobogós acompanharam o processo de evolução da arquitetura e hoje podem ser encontrados em diversos materiais, inclusive o vidro.

Entretanto, muitos tem receio em adquirir elementos vazados de vidro com medo de a instalação ser muito complicada. Hoje, estamos aqui para desmistificar isso e mostrar como é simples fazer a instalação destes objetos.

A instalação do cobogó de vidro

Primeiramente, você precisa de argamassa para bloco de vidro, ferro de 5 a 6 mm, perfil de apoio e silicone ou algum similar. Deve-se atentar que a superfície onde os cobogós serão aplicados deve estar limpa e ser nivelada.

Você deve misturar a Argamassa para Bloco de Vidro com água, de acordo com as medidas recomendadas pela marca da argamassa. Mexer com uma colher de pedreiro ou misturador mecânico até obter uma consistência homogenea, sem caroços.

A argamassa deve ser preparada em recipiente plástico, uma vez que, outros materiais podem alterar a composição da mesma. Após isso, deixe a argamassa descansar por uns 10 a 15 minutos, de acordo com o indicado na embalagem da argamassa. Aplique argamassa nas partes laterais da peça que estarão em contato com a parede e piso com a ajuda de uma espátula em quantidade suficiente para o assentamento e nivelamento dos cobogós.

Monte a primeira cama sobre a base, com espaçamento de pelo menos 1 cm. Entre cada peça é preciso colocar um ferro de 5 a 8mm. Nas laterais aumente a espessura para no mínimo 4cm e coloque dois ferros de 5 a 8mm. É recomendado que no travamento dos painéis com altura com mais de 2 metros quadrados faça-se o reforço das juntas com barra de aço na horizontal e na vertical em cada metro quadrado.

Você deve usar espaçadores para assentamento de blocos de vidro com espessura mínima de 8mm, que devem ser removidos apenas depois da cura inicial da argamassa colante. Este período varia de 4 a 72 horas, confira essa informação na embalagem do produto usado.

Não assente todas as peças de uma vez. O ideal é um dia de intervalo a cada quatro linhas assentadas, para que a argamassa seque com segurança. Por fim, use o silicone para impermeabilizar os elementos vazados de vidro.

Conclusão

A instalação destes elementos pode exigir certo esforço e delicadeza, mas com o cuidado certo, você mesmo pode aplicar seus cobogós. Ou seja, não é difícil fazer a instalação dos elementos vazados de vidro! Agora que você já sabe como fazer a aplicação destes, não perca tempo, venha já conferir nosso acervo de elementos vazados de vidro, contamos com grande variedade e qualidade.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *