Elementos vazados: saiba tudo sobre eles

25.06
Categorias:

Elementos vazados: saiba tudo sobre eles

O sonho da maior parte dos arquitetos é desenvolver projetos que sejam bonitos, modernos e que aproveitem da melhor forma possível o ambiente no qual eles estarão inseridos depois de prontos. Por conta disso, é natural que esses profissionais procurem, ao realizar o seu trabalho, compreender os pormenores da região que abrigará o seu projeto, e utilizar, em seu desenvolvimento, elementos que façam sentido naquele contexto. Foi assim com os arquitetos que desenvolveram o telhado das casas na suíça, que é pontiagudo para evitar que haja acúmulo de neve, os gregos antigos que pintaram as casas na Grécia de branco, para permitir que elas ficassem frescas mesmo nos dias mais quentes, e, claro, com os arquitetos brasileiros, que tiveram de aprender a lidar com o forte calor que faz por aqui.

Sim, aqui no Brasil temos ótimos exemplos de elementos arquitetônicos que tem sido empregados há décadas para ressaltar o melhor do país. Não consegue pensar em nenhum exemplo? Que tal, então, os elementos vazados? Talvez, em um primeiro momento, você não saiba o que, exatamente, é um elemento vazado, mas as chances de que você já tenha visto uma quantidade considerável deles ao longo de sua vida é grande, já que o mesmo é um elemento bastante típico de nossa cultura. Sem dúvida, trata-se de um artifício amplamente utilizado em diversos tipos de construções para lidar com as principais características do país: o calor que predomina durante a maior parte do ano e a intensa luminosidade, cortesia de um país tropical, que é banhado constantemente pelo sol.

O QUE É UM ELEMENTO VAZADO?

Dá-se o nome de elemento vazado a um tipo de estrutura que é comumente empregada em obras com o intuito de possibilitar a incidência de claridade e/ou ventilação natural em um determinado ambiente. Trata-se de um tipo de estrutura que pode ser utilizada tanto para fins decorativos, servindo para dar charme e elegância ao ambiente, como também para fins práticos, ajudando arquitetos a evitar a criação de ambientes escuros, abafados e/ou claustrofóbicos por meio da inserção de um elemento relativamente simples, que aproveita a luz natural e a corrente de ar existente.

COMO UTILIZAR UM ELEMENTO VAZADO?

Pode-se dizer que o elemento vazado é um verdadeiro coringa quando o assunto é construção, com o mesmo podendo ser utilizado tanto no início da obra, sendo incorporado à estrutura essencial do projeto, como no final, quando a casa já está pronta, servindo, nesse caso, para decorar e/ou dividir ambientes internos e externos, sendo aplicado para separar dois ambientes sem isolá-los completamente, como por exemplo uma sala de televisão de uma sala de jantar, ou mesmo uma cozinha de uma sala. A aplicação de elemento vazados ajuda o ambiente a ter maior leveza e dá aos habitantes da casa a sensação de constante proximidade, permitindo que eles estejam sempre em contato, o que é ideal para famílias que gostam de estar próximas.

Vale ressaltar, no entanto, que apesar de tal elemento ser bastante versátil, ele deve ser usado de forma consciente. De fato, por ser vazado, ele permite que o odor transite entre os ambientes, além de ser vulnerável à partículas de poeira, sujeira e até mesmo pequenos bichos. Não recomenda-se, portanto, sua utilização para dividir ambientes como banheiro e quarto (imagine a umidade), ou cozinha e lavanderia (suas roupas ficariam rapidamente com cheiro de comida).

DO QUE SÃO FEITOS ESSES ELEMENTOS?

Os primeiros elementos vazados eram feitos de forma bastante rústica, sendo produzidos a partir de cimento e barro. Atualmente, no entanto, tais elementos evoluíram bastante, sendo feitos de diferentes tipos de material, como por exemplo madeira, ferro, cerâmica rústica, cerâmica esmaltada e até mesmo vidro.

QUAL O MELHOR TIPO DE ELEMENTO VAZADO

A resposta para essa pergunta irá variar de acordo com as suas necessidades e o seu gosto. O que se pode dizer, no entanto, é que apesar de ao longo dos últimos anos o elemento vazado de cerâmica ter tido bastante procura, uma parcela considerável das pessoas tem optado por elementos vazados feitos de vidro, haja vista que eles são ideais para garantir que haja incidência de luz e ar ao mesmo tempo e são ótimos para espaços pequenos, ajudando a dar amplitude ao ambiente por conta de sua transparência. Fora isso, os elementos vazados feitos de vidro são mais fáceis de limpar e ainda ajudam a dar um toque de charme e modernidade ao ambiente – os elementos “tradicionais”, de cerâmica ou madeira, por exemplo, podem remeter demais aos anos 50, 60 e 70, com o vidro, por outro lado, proporcionando um visual mais clean, moderno e leve.

Caso esteja pensando em incorporar elementos vazados ao seu projeto ou a sua casa, não deixe de entrar em contato com a Prismatic. Somos uma empresa que tem mais de 50 anos de experiência no mercado, contando com um time bem preparado de profissionais, que estão plenamente capacitados e prontos para ajudar você a encontrar a solução ideal para as suas necessidades.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *