ENTENDA O MOTIVO DO AUMENTO NO PREÇO DO VIDRO

02.03
Categorias:

O preço de um bem ou serviço é determinado por uma série de fatores.

Isso é um fundamento básico da economia moderna.

A oferta costuma ser um dos mais relevantes; se há pouco daquele item ou serviço no mercado, seu preço será naturalmente elevado.

Na maior parte dos casos, no entanto, o preço final não é determinado por apenas um fator, mas sim uma série deles.

Tomemos o vidro como exemplo.

A maior parte das pessoas conhece e tem acesso a esse material. Sendo assim, é possível dizer que ele não é um material extremamente raro, de difícil aquisição, que está ao alcance de alguns poucos abastados.

Ele não é, também, algo novo; trata-se de um material milenar, cujo processo produtivo já é amplamente conhecido.

Ainda assim, ele registrou um aumento de mais de 40% nos últimos anos.

Motivados por essa aparente incongruência, preparamos um texto no qual tentaremos analisar os fatores que ocasionaram tal aumento.

FATORES QUE CAUSARAM ESSE AUMENTO

A maior parte das pessoas sabe que o preço dos combustíveis tem variado bastante e que há uma certa dificuldade de abastecimento — a greve dos caminhoneiros em 2018 não irá sair tão cedo da memória do brasileiro.

Elas também sabem que o valor do dólar tem oscilado consideravelmente.

Poucas, contudo, sabem que tais fatores, quando combinados a outros, como por exemplo aumento das exportações, escassez de matéria-prima e baixo volume de reciclagem, são os “vilões” por trás do aumento no preço do vidro.

O QUE ESPERAR NO FUTURO PRÓXIMO?

É difícil prever com clareza os rumos que o preço desse insumo irão tomar; no ano de 2018, por exemplo, os sucessivos aumentos pegaram o mercado de surpresa.

Contudo, ainda que seja difícil prever com certeza qual será o valor desse material, é altamente provável que o seu preço fique relativamente estável no futuro próximo.

Vale ressaltar, ainda, que apesar de não termos controle sobre certos fatores que impulsionaram essa aumento, tal qual o preço dos combustíveis ou do dólar, por exemplo, há algumas ações que podemos tomar para ajudar a situação a se normalizar, como reciclar e reaproveitar itens de vidro sempre que possível.

PRECISA DE AJUDA? CONTE CONOSCO!

Se você está querendo adquirir estruturas de vidro para sua obra, tal qual telhas, blocos, cobogós, cubas e afins, entre em contato conosco e descubra não apenas a ampla seleção de produtos que temos à disposição de nossos clientes, mas também o excelente custo-benefício de nossos produtos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *