Fique atento com o ar condicionado em academias

27.09
Categorias:

Fique atento com o ar condicionado em academias

O Brasil é um país tropical, que é frequentemente banhado pelo sol, sendo quente até mesmo em períodos tipicamente mais frios do ano, como o inverno, por exemplo. Por conta disso, é muito comum por aqui encontrar academias com aparelhos de ar condicionado potentes, que são colocados nesse ambiente para mitigar o calor e fazer com que as pessoas treinem melhor – é sabido que o calor costuma nos deixar letárgicos, fazendo com que o treino renda menos.

Contudo, a presença desse tipo de equipamento nesse local não é consenso entre os profissionais da saúde, haja vista que há muito tempo se questiona o impacto que esse equipamento pode ter sobre a saúde das pessoas em um ambiente como esse.

ENTÃO QUER DIZER QUE O AR CONDICIONADO FAZ MAL NESSE LOCAL?

Infelizmente não existe consenso a respeito dessa questão. Há profissionais que defendem o uso desse equipamento nesse local, dizendo que ele ajuda as pessoas a treinarem com mais disposição, e outros que afirmam que é um crime colocar esse aparelho por lá, já que ele pode prejudicar a saúde da pessoa.

O que é consenso, no entanto, é o fato de que esse tipo de equipamento não deve ser utilizado de forma leviana. Sem dúvida, não basta instalar um ar condicionado em uma academia, ligar ele no máximo e esperar que tudo vá dar certo. É preciso utilizar esse equipamento com sabedoria e parcimônia.

QUAIS SÃO OS RISCOS POTÊNCIAS DESSE EQUIPAMENTO?

Quando fazemos exercício físico, ocorre um aumento da temperatura corporal e da frequência de batimentos cardíacos, que leva a um incremento da frequência pulmonar e a alteração de diversos outros parâmetros de nosso organismo; ao final do exercício, agentes de nosso sistema imunológico se mobilizam para fazer os “reparos” necessários nos tecidos que foram lesionados. Essa mobilização, por sua vez, faz com que nosso sistema imunológico fique momentaneamente mais frágil, fazendo com que ele esteja exposto à ação infecto-contagiosa de micro-organismos nocivos.

O ar condicionado, por sua vez, se não for muito bem cuidado e regulado, acaba servindo como um propagador desses micro-organismos, o que pode ser um perigo, haja vista que a maior parte das academias recebe um fluxo grande de pessoas todos os dias, sendo difícil controlar o tipo de micro-organismos que podem estar por lá.

EXISTEM FORMAS DE NÃO USAR O AR CONDICIONADO?

Sim, claro que existem! O ideal, aliás, é preferir formas de ventilação naturais e não as artificiais, como é o caso do ar condicionado. Para tanto, aposte na melhora da ventilação natural do local, utilizando elementos vazados para permitir que o ar circule melhor pelo ambiente, criando um espaço mais fresco e agradável para que as pessoas possam praticar exercício físico sem que a sua saúde esteja em risco.

No mercado, é possível encontrar elementos vazados em diferentes formatos, sendo possível adquirir desde um produto que permita pouca passagem de ar, que é ideal para locais no qual a circulação de ar é boa, como também elementos vazados que permitem uma maior circulação de ar, que são indicados para locais nos quais não venta muito, para melhorar o aproveitamento de ar.

Apostar em elementos vazados, aliás, é uma excelente forma de melhorar não apenas a circulação natural de ar, mas também a claridade do local, haja vista que esses elementos são feitos, em geral, de vidro, permitindo que haja uma incidência maior de luz natural, o que ajuda a criar um ambiente mais agradável para a prática esportiva.

ONDE ADQUIRIR ESSES ELEMENTOS VAZADOS?

Se você está montando uma academia, ou mesmo se já tem uma e gostaria de incrementar a ventilação natural do mesmo, não deixe de falar com a Prismatic, uma empresa que está no mercado há mais de 50 anos. Somos uma empresa certificada, com ISO 9001:2008, que desenvolve seus produtos e os testa em laboratórios químicos e metrológicos, para garantir que apenas produtos de altíssima qualidade cheguem até os nossos clientes.

Consulte um de nossos vendedores e veja de que forma você pode melhorar a ventilação da sua academia sem precisar recorrer ao ar condicionado!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *