Iluminação natural e sua importância na arquitetura

19.10

O aproveitamento da luz natural é um dos pilares da arquitetura. Já que este proporciona beleza e conforto na medida certa para o ambiente. Sendo o Brasil um país tropical, a incidência de luz solar é muito alta. Assim, seria um desperdício não usufruir dessa luz natural para a iluminação de ambientes fechados.

Desde a Revolução Industrial no século XVIII, o uso de aberturas nos projetos é usado. Nessa época, as pessoas passavam muito tempo em galpões fechados, trabalhando. Grandes aberturas serviam para captar o máximo de iluminação natural nas áreas de produção. No século XIX, as pesquisas na área de saúde pública concluíram que a iluminação natural era importante como fator de prevenção de doenças. Dessa forma, a iluminação natural passou a ser importante também nas casas.

A partir daí, o uso da iluminação natural nos projetos arquitetônicos foi ficando cada vez mais popular. Sendo assim, vamos conferir os principais benefícios e vantagens proporcionados pelo uso da iluminação natural:

Iluminação natural e a economia

Primeiramente, vale lembrar que usar a luz natural para a iluminação do ambiente é uma atitude ecologicamente correta. Em segundo lugar, também é importante destacar que com o aproveitamento da luz natural você terá menos gastos com luz artificial. Por exemplo, numa sala coberta por telhas de vidro, você não irá precisar usar lâmpadas ou abajures durante o dia pois enquanto o dia estiver claro, sua sala estará iluminada.

Iluminação natural e o ciclo circadiano

Uma das necessidades naturais do ser humano é a luz do dia. Assim, um ambiente saudável seria provido de luz natural. Um dos processos biológicos que depende da luz natural para ser realizado são os ciclos circadianos. O ciclo circadiano é o nosso relógio biológico, ele quem determina quando sentimos sono, cansaço ou ficamos em estado de vigília. Ele é influenciado pela iluminação, ou seja, se o dia está claro, sentimos altivez, se está escuro, sentimos sono. Assim, a iluminação natural dentro de casa proporciona o melhor funcionamento dos ciclos circadianos.

Iluminação natural e a valorização do ambiente

Por mais que lâmpadas e lustres tenham seu charme, apenas a luz natural pode valorizar o ambiente de forma despojada. Sem a necessidade de elementos poluidores do ambiente, a luz natural exalta as cores do ambiente e traz a sensação de frescor e de amplitude.

Iluminação natural e a saúde

Outra vantagem do aproveitamento da luz natural é a melhoria da saúde dos seres vivos que habitam na casa. Para os humanos, o aumento da absorção de vitamina D, estimulado pelo aproveitamento da luz solar. Para as plantas, o aumento da produção de oxigênio pela fotossíntese, uma vez que a luz é o combustível que a planta usa para realiza-la.

Dessa forma, a iluminação natural pode ser adquirida com o uso de telhas de vidro e elementos vazados de vidro. As telhas de vidro oferecem transparência superior a 85%, garantindo que a luz natural dentro de casa enquanto o dia estiver claro. Os elementos vazados de vidro também proporcionam iluminação equilibrada e dão ao ambiente um ar moderno e sofisticado.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *