Iluminação Natural: quais são as principais vantagens?

30.04
Categorias:

Embora a iluminação natural seja uma “queridinha” da Arquitetura, muita gente ainda não conhece quais são os motivos que justificam o sucesso desse recurso nos projetos.

Por isso, se você também tem dúvidas sobre o assunto e quer entender melhor quais são as grandes vantagens de ter um ambiente que facilite a entrada de luz solar, continue a leitura deste post.

Vamos te contar todos os benefícios promovidos pela técnica.

Acompanhe!

Por que a Iluminação Natural deve ser priorizada?

Simplificadamente, a iluminação natural é uma estratégia arquitetônica que visa aproveitar os raios solares para iluminar os ambientes. Para tanto, é comum a utilização de vidros e janelas amplas, a fim de reduzir o uso de lâmpadas.

No entanto, para que isso seja feito de forma adequada, é preciso contar com estudos referentes à orientação do sol e ao layout dos cômodos, por exemplo. De tal modo, os benefícios proporcionados pela técnica podem ser garantidos!

Assim, fica fácil entender por que este tipo de iluminação deve ser priorizada, uma vez que é capaz de economizar energia elétrica e tornar os espaço mais agradáveis e acolhedores!

Quais são as vantagens da Iluminação Natural?

A iluminação natural promove uma série de vantagens quando é adotada corretamente.

Veja, a seguir, quais são as principais:

1. Aumenta a qualidade de vida

O contato com a luz do sol está diretamente relacionado ao bem-estar, conforme apontam diversos estudos.

Dessa maneira, garantir a iluminação natural em um espaço faz com que as pessoas nele presentes sintam-se mais dispostas e motivadas.

2. Favorece a saúde física

Além de favorecer o bem-estar, a luz solar ativa a produção de Vitamina D, regula o ciclo biológico e melhora o sistema cardíaco e circulatório.

Como se não bastasse, a iluminação natural proporciona maior conforto visual, o que ajuda a reduzir a fadiga nos olhos e, consequentemente, problemas de visão.

3. Estimula a produtividade

Diante dos benefícios que os raios solares causam ao corpo e à mente, permitindo o aumento da disposição e, como resultado, melhorando o foco, a atenção e a produtividade.

Não à toa, as empresas investem cada vez mais na iluminação natural, a fim de promover o bem-estar de seus colaboradores e, com isso, melhorar os indicadores de desempenho.

4. Economiza energia elétrica

Ao aproveitar o máximo possível os recursos naturais, facilitando a passagem da  luz solar, o ambiente pode se manter bem iluminado durante a maior parte do dia, não sendo necessário acender lâmpadas elétricas.

Desse modo, tanto o seu bolso quanto o meio ambiente agradecem!

5. Promove a ventilação

Diversas estratégias, ao permitirem a entrada da luz, também facilitam a circulação  do ar.

É o caso, por exemplo, dos elementos vazados, que suas aberturas favorecem a iluminação e, ao mesmo tempo, a ventilação, dispensando o uso de ventilador ou ar-condicionado.

Prismatic | Elementos vazados, telhas e blocos de vidro

Bom, agora que você já sabe quais são as principais vantagens obtidas a partir da utilização da iluminação natural, é hora de recorrer às estruturas certas, as quais são capazes de deixar a luz passar.

Nesse sentido, sem dúvida, as melhores soluções são as telhas e os blocos de vidro, bem como os já citados elementos vazados, ou cobogós.

Através de um projeto de iluminação bem desenvolvido e peças versáteis, sofisticadas e de alta qualidade, seu ambiente ficará perfeito: iluminado, aconchegante e, é claro, aproveitando os recursos naturais de forma responsável!

Confira os produtos disponíveis no catálogo da Prismatic.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.