Lentes automotivas: descubra suas principais funcionalidades

20.01
Categorias:

As lentes automotivas são basicamente todas as lentes de carros e motos. Antigamente, todas as lentes eram de vidro, com o tempo, elas começaram a ser fabricadas em plástico e policarbonato. As lentes dos faróis, feitas de vidro oferecem uma gama de vantagens para as poucas pessoas que usufruem deste. Aqui neste texto reunimos algumas das características das lentes de vidro — sendo as que vendemos, e motivos para você adquirir lentes de vidro para o seu carro ou moto.

O vidro

O vidro é feito da mistura básica de areia de sílica, sódio e cálcio. Estes materiais são misturados e processados para garantir que não existem impurezas nestes. A mistura é colocada em um forno industrial que chega a altas temperaturas, próximas a 1.600ºC. No forno ocorre o derretimento até que a composição se torne um único líquido viscoso e homogêneo. Então é chegada a hora do banho float. O banho float é um processo onde o vidro é despejado, ainda no estado líquido, em uma banheira de estanho. O estanho, por ser mais denso, faz com que o vidro flutue e fique completamente plano.

As lentes automotivas de vidro

A maior parte dos veículos vem da linha de produção com um conjunto de lentes fabricadas em vidro. Durante muito tempo, este foi o modelo padrão para as montadoras por isso era conhecido como original de fábrica. As lentes feitas de vidro oferecem vantagens que as lentes de plástico não oferecem.

Para começar, podemos falar acerca da durabilidade. Por poderem ser produzidas em diferentes espessuras, as lentes de vidro podem durar mais tempo do que as lentes de plástico. Além de maior resistência eles também possuem maior vida útil. E outro fator em que o vidro sai na frente do plástico é na conservação da lente. O plástico acaba ficando com aparência de envelhecido com pouco tempo de uso, sua lente se arranha com menos atrito do que a lente de vidro.

A lente de plástico pode ficar fosca com o tempo de uso, já a de vidro não fica. A de plástico também pode ficar amarelada, o que não ocorre com as lentes de vidro. Outra vantagem é que o farol de vidro tem longo alcance de iluminação, diferente do plástico que absorve mais luz e propaga menos desta.

Ambos modelos merecem a mesma atenção na limpeza. O farol de vidro precisa passar por uma lavagem e secagem simples. Como a lente desse material não sofre com a ação do tempo, não é preciso nenhuma precaução para melhorar a visibilidade. Já os faróis de acrílico precisam ser limpos com frequência.

conclusão

Como podem ver, são muitas as vantagens em usar lentes automotivas de vidro. Elas podem ser mais caras que as de acrílico, mas com certeza é um investimento que você faz a longo prazo. Já que normalmente elas duram mais que as lentes de plástico. Nós, da Prismatic, temos as melhores lentes automotivas de vidro do mercado e podemos auxiliar você na escolha dos novos faróis do seu automóvel, entre em contato conosco.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *