LONGA DURAÇÃO E BAIXO CUSTO: VIDRO, O SUBSTITUTO DO CONCRETO

29.08
Categorias:

Certas invenções e descobertas mudaram o curso da história da humanidade. O fogo, a agricultura e a roda são apenas alguns exemplos disso. Existe uma invenção, contudo, que foi especialmente importante para o surgimento dos grandes centros urbanos: o concreto.

Sem dúvida, sem o concreto não teríamos a capacidade de construir boa parte das estruturas às quais temos à nossa disposição, como por exemplo prédios, pontes e até mesmo certos tipos de casas.

Hoje em dia, no entanto, o concreto tem sido utilizado de forma cada vez menor; sempre que possível, as pessoas estão preferindo utilizar outros materiais em suas obras, no lugar do concreto, como por exemplo blocos e elementos vazados de vidro. Por conta disso, o uso do concreto tem ficado restrito às grandes obras, como a de prédios e elevados, por exemplo.

VIDRO X CONCRETO: QUAIS AS VANTAGENS DE CADA UM?

Uma breve comparação entre o vidro e o concreto é suficiente para mostrar o quanto o primeiro pode ser superior ao segundo para o consumidor típico. Dentre as principais vantagens do vidro, vale mencionar as seguintes:

BAIXA MANUTENÇÃO: o concreto é um material extremamente resistente. Para que ele esteja sempre apresentável, contudo, ele necessita de um alto nível de manutenção, sendo preciso limpá-lo, pintá-lo e até mesmo repará-lo com certa frequência. Os blocos e os elementos vazados de vidro, por sua vez, necessitam de um baixíssimo nível de manutenção; para que eles estejam sempre no ápice de sua aparência basta realizar uma leve limpeza ocasionalmente, já que ele não desgasta e/ou estraga até mesmo quando exposto a intempéries.

DESIGN ATEMPORAL: o vidro é um material milenar. Por conta disso, ele pode ser descrito como sendo atemporal, ou seja, nunca saindo de moda ou perdendo o charme. Investir em blocos e elementos vazados de vidro, portanto, é algo seguro e duradouro, que fará com que o ambiente fique com um visual contemporâneo durante muitos e muitos anos.

FACILIDADE DE INSTALAÇÃO: outra grande vantagem dos blocos e dos elementos vazados de vidro é a facilidade de instalação dos mesmos. Sem dúvida, por meio da utilização dessas estruturas é possível erguer paredes e divisórias com pouquíssimo esforço e bagunça. Fora isso, comparativamente falando o custo dos elementos de vidro é consideravelmente menor que o do concreto.

MAIOR LEVEZA: um dos grandes trunfos do concreto é a sua grande resistência. Quando colocado em certos locais, no entanto, ele é capaz de pesar o ambiente um pouco. Os blocos e os elementos vazados de vidro, por outro lado, são capazes de trazer leveza e claridade para o local; ambos os elementos são translúcidos, permitindo uma boa incidência de luz natural no local; os elementos vazados são capazes de proteger o local sem acabar com a corrente de ar local.

PRISMATIC: ESPECIALISTA EM VIDRO

Caso você tenha se empolgado ao ler esse texto e esteja pensando em investir em blocos ou elementos vazados de vidro, saiba que você terá acesso a todos os benefícios mencionados acima apenas se você adquirir tais produtos de um bom fornecedor; a qualidade da sua obra será apenas tão boa quanto a da matéria-prima adquirida.

Nessa hora, portanto, busque o auxílio de uma empresa como a Prismatic, que atua nesse mercado há mais de cinco décadas, tendo se especializado, ao longo desse tempo, na produção de diferentes tipos de estrutura de vidro, como por exemplo blocos, elementos vazados, telhas e até mesmo cubas!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *