MOFO E UMIDADE: COMO EVITAR NA COBERTURA DA CASA?

30.01

Se você mora em uma casa, sabe bem o quão trabalhoso é cuidar da mesma. Problemas como unidade, mofo e bolor são apenas um, dentre os diversos desafios com os quais você tem que lidar para garantir que sua casa esteja sempre em ordem. Pensando nisso, preparamos um breve texto no qual tratamos de mofo e bolor, como surgem, quais perigos oferecem e de que forma você pode evitá-los.

COMO O MOFO SE PROLIFERA?

O mofo, assim como o bolor, é um tipo de fungo que gosta de umidade, calor e pouca ventilação. Por conta disso, ocorrem com frequência em locais como banheiros (em especial aqueles nos quais se tem o hábito de tomar banho muito quente), armários e principalmente na cobertura das casas – a cobertura, aliás, é o local ideal para que ele se prolifere, haja vista que a maior parte delas são cobertas com telha de cerâmica, bastando que os dias estejam quentes e a temporada de chuvas seja severa para que um pouco de água se infiltre no local para que as condições ideais de proliferação passem a existir.

QUAIS RISCOS ELE OFERECE À SAÚDE?

Muitas pessoas acreditam que o mofo e o bolor são inofensivos para nossa saúde, sendo um problema apenas de ordem estética. O que elas não imaginam, no entanto, é que esses fungos, quando em grande quantidade, podem ocasionar problemas graves de saúde, em especial de ordem respiratória.

Sem dúvida, o mofo e o bolor podem piorar ou mesmo desencadear uma série de problemas, como por exemplo asma, bronquite, rinite e sinusite, levando a crises severas de tosse, falta de ar, congestão nasal, dores de cabeça e até mesmo queimação na região da garganta.

COMO EVITAR QUE ELE OCORRA?

A maior parte das ocorrências de mofo e bolor ocorrem por conta de banheiros mal projetados, que não possuem ventilação suficiente, ou de infiltrações advindas da parte superior da casa. Por conta disso, a melhor forma de evitar a formação desses fungos é criar banheiros bem arejados, que possuam janelas ou sistemas de ventilação eficientes que permitam que o vapor se dissipe, e coberturas bem projetadas e vedadas, que não permitam que a umidade entre e se espalhe.

Especificamente no que diz respeito a cobertura da casa, existem duas medidas que podem e devem ser tomadas:

  • Impermeabilize bem o local, para evitar que a umidade penetre na casa;
  • Invista em telhas de vidro, que não apenas vedam bem a parte superior da casa, não permitindo que haja entrada de água, como também permitem que haja uma boa incidência de luz natural no local – a luz natural, aliás, é uma das melhores formas de prevenir a proliferação desses fungos.

ESTÁ COM DÚVIDAS? FALE COM A PRISMATIC!

Se você está pensando em construir ou reformar e quer minimizar os riscos de que você venha a ter problemas com úmida, mofo e bolor no futuro, o melhor que você pode fazer é entrar em contato com a Prismatic, uma empresa que está há mais de 50 anos no mercado, possuindo ampla tradição na confecção de telhas de vidro (além de diversos outros tipos de produtos). Seja qual for a sua necessidade, ao entrar em contato com a Prismatic você encontrará um time bem capacitado e dispostos de profissionais, que não medirá esforços para lhe ajudar a encontrar a melhor solução possível para as suas necessidades.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *