O QUE É A NBR 15.757 E QUAL SUA IMPORTÂNCIA PARA A CONSTRUÇÃO CIVIL?

27.07
Categorias:

Você já ouviu falar na Associação Brasileira de Normas Técnicas?

Se o nome não lhe parece familiar, talvez você a conheça por seu acrônimo: ABNT.

A maior parte das pessoas já ouviu falar nessa instituição, haja vista que ela aparece com demasiada frequência nas escolas e universidades brasileiras pelo fato de que é ela que estabelece as normas acadêmicas que deverão ser seguidas em território nacional pelos estudantes e acadêmicos.

O que poucas pessoas sabem, contudo, é que a ABNT não regula apenas normas acadêmicas; ela é responsável por uma série de outras medidas que objetivam melhorar diversos aspectos de nossa vida.

Uma dessas normas é a NBR 15.757.

Para aqueles que não estão familiarizados com essa norma, esclarecemos: trata-se de uma diretriz que entrou em vigor no ano de 2013, cujo principal objetivo é aumentar a vida útil dos edifícios e torná-los mais agradáveis, em especial no que diz respeito à temperatura e poluição sonora.

Trata-se de uma norma que já existe há aproximadamente de 25 anos nos Estados Unidos e na Europa, porém que só recentemente foi adaptada para a realidade brasileira.

QUAL SEU OBJETIVO?

Conforme mencionado, o objetivo da NBR 15.757 é prolongar a vida útil de novas edificações e aumentar o nível de conforto da mesma.

A ideia é que esses objetivos sejam alcançados por meio do aprimoramento de 4 pontos: estrutura, segurança, durabilidade e conforto térmico.

A estrutura deverá ser pensada não apenas para ser segura, mas também reduzir o volume de ruído externo e internos. Para tanto, certos materiais e estruturas específicas deverão ser utilizados.

A durabilidade da edificação deverá ser de pelo menos 40 anos; antes, não havia nenhuma especificação na lei quanto a vida útil do imóvel.

Já o conforto térmico deverá ser proporcionado para que seja possível haver uma maior economia de energia no futuro; as edificações deverão ser erguidas para serem agradáveis; se está quente ou frio lá fora, a temperatura no interior deve ser amena.

QUEM GANHA COM ELA?

O principal beneficiado dessa regra será o consumidor, que encontrará imóveis de melhor qualidade no mercado. Ainda assim, a cadeia produtiva da construção civil também sairá ganhando, haja vista que eles terão um padrão para seguir e uma referência daquilo que é aceitável para o mercado moderno.

PRECISA DE AJUDA? FALE CONOSCO!

Há diversas formas de acatar essa norma.

Uma das mais práticas e interessantes é a instalação de estruturas como os blocos, telhas e cobogós de vidro, que são não apenas belos, mas também versáteis, duráveis e capazes de proporcionar bom isolamento térmico e até acústico em alguns casos.

Se você está precisando de ajuda, não deixe de entrar em contato com a Prismatic, uma empresa tradicional, que atua com esses e outros elementos há décadas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *