O QUE É O VIDRO FLOAT?

10.12
Categorias:

Existem incontáveis tipos de vidro no mercado.

Temperado, laminado e de segurança são apenas alguns dos exemplos mais óbvios da ampla variedade de variações que existem desse material.

Nenhuma, contudo, é tão popular quanto o “float”.

COMO SURGIU ESSE SISTEMA?

Alastair Pikington inventou esse sistema de fabricação de vidro, na década de 50, na Grã-bretanha.

Ele recebeu esse nome por conta de seu processo de fabricação; no caso, o vidro (ou sua massa) ainda não derretido é colocado para flutuar em estanho derretido (daí o porque de seu nome, float, que significa “flutuar”ou“boiar” em tradução literal).

Após ser colocado em estanho, ele é colocado na espessura desejada, recozido, resfriado e então recortado no formato desejado.

Uma curiosidade interessante acerca desse tipo de vidro é que quando ele foi criado, era possível fazer vidros apenas com 6 milímetros de espessura; hoje, com o avanço das tecnologias utilizadas, é possível fazer vidros com espessuras que variam de 0,4 a 25 milímetros.

QUAIS SUAS VANTAGENS?

Pode-se dizer que o vidro “float” é o mais comum; ele é utilizado na construção civil, em eletrodomésticos, na indústria automobilística e assim por diante. Sua popularidade se deve ao fato de que ele oferecer certos benefícios únicos, tal qual:

 

  • Alto nível de transparência;
  • Baixíssima distorção óptica;
  • Flexibilidade de espessura;
  • Preço relativamente acessível;

ONDE ADQUIRIR ESSE TIPO DE VIDRO?

O vidro do tipo “float” é relativamente comum.

Isso, contudo, não quer dizer que ele é simples, ou seja, fácil de fabricar; é preciso utilizar certas técnicas para fazê-lo com boa qualidade e durabilidade.

Sendo assim, é importante escolher um bom fornecedor ao adquirir esse produto, haja vista que caso você não o faça existe um alto risco de que acabe adquirindo um vidro de baixa qualidade, que não irá oferecer boa durabilidade e poderá ocasionar inclusive distorções ópticas.

Nesse momento, então, o ideal é que você busque o auxílio de uma empresa que seja especializada nesse tipo de material, tal qual a Prismatic, que há mais de 50 anos vem fabricando diferentes tipos de estrutura de vidro.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *