Painel solar: como ele pode te ajudar a economizar energia

25.02
Categorias:

painel-solar

É recente a tecnologia do painel solar, criada em 1954 por Russell Shoemaker Ohl. Primordialmente, era uma tecnologia que apenas ricos desfrutavam dela. Entretanto, de uns anos para cá ela vem se tornando popular nos lares brasileiros, independente de classe social e principalmente por proporcionar auxilio na economia de energia e redução de gastos. Principalmente, neste contexto de crise hídrica, o valor da energia tem subido muito. Neste texto, vamos explicar como essa economia funciona e como você pode usufruir da energia solar em sua melhor forma.

Como funciona o painel solar?

A energia fotovoltaica capta os fótons (partículas de luz), e ao essas colidirem com os átomos de silício que estão presentes no painel solar, ocorre um deslocamento de elétrons. Quando o elétron se desloca, ocorre uma liberação de energia, essa energia liberada é armazenada para ser usada na casa onde estão instalados os painéis solares.

Entenda sua economia de energia

O custo do investimento em painéis de energia solar costuma ser um pouco alto, iniciando em cerca de 15 mil reais e podendo passar de 25 mil, no caso de uma família pequena, que não gasta muita energia. Segundo especialistas, esse valor é retornado ao investidor em descontos na conta de luz entre 3 e 6 anos de uso da energia solar.

Para começar, vamos entender como funciona essa economia de energia. A produção de energia solar pessoal é ligada a distribuidora de energia do município. Dessa forma, a energia gerada pelos painéis solares é introduzida na rede da concessionária local. Essa energia que o indivíduo “empresta” a concessionária é devolvida em forma de desconto na conta de luz.

Dessa forma, o indivíduo paga apenas o valor da tarifa mínima e a taxa de iluminação pública, somado ao excedente que foi consumido, caso tenha. Deve-se lembrar que a vida útil de um painel solar é de 20 a 30 anos, ou seja, é um investimento a longo prazo. Você estará gastando um dinheiro a mais, mas em pouco tempo terá o recuperado e continuará lucrando com este dinheiro por mais duas ou três décadas.

Vale lembrar, que quanto maior a incidência solar na região que você mora, maior o desconto que você consegue na conta de luz. Por exemplo, em regiões como Fortaleza um painel solar gera 20% mais energia do que em regiões como São Paulo. Mas independentemente da incidência de sol na sua região, saiba que é um grande investimento.

Telhas de vidro e o painel solar

Se você quer preservar ainda mais o seu painel solar, recomendamos que faça uso de telhas de vidro por cima destes. As telhas de vidro permitem que a luz e o calor do sol penetrem em sua superfície como se elas não estivessem lá e ainda oferecem proteção extra para seu painel solar. Com elas, você não precisa se preocupar se o painel está tomando chuvas fortes ou sendo atingido por outras intempéries. Nós da prismatic, trabalhamos com telhas de vidro de grande qualidade e variedade de modelos, venha conferir!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *