Piso de vidro: qual a espessura ideal?

23.06
Categorias:

Piso de vidro

O vidro é um elemento muito sofisticado, usado de diversas maneiras nas casas brasileiras. Existe uso para o vidro nas telhas, janelas, portas, elementos vazados, cubas, box e agora, os pisos de vidro também estão dominando o mercado. Muito usados na construção de mezaninos e coberturas transitáveis.

O piso de vidro é seguro?

A aplicação de um piso de vidro deve seguir as normas técnicas para que seja seguro, por exemplo, a NR 7199 que indica apenas o uso de vidro laminado com camadas em sua estrutura.

Se tudo estiver de acordo com os parâmetros estabelecidos, os especialistas afirmam que sim, é seguro. O vidro mais usado nestes casos é o multilaminado temperado, composto por 3 camadas de vidro temperado unido por películas.

Este tipo de vidro dó é quebrado com um impacto muito forte causado por algum material rígido, segundo vidraceiros é praticamente impossível que ocorra. Esse vidro em especial suporta o peso de até dez pessoas por metro quadrado.

Também é indicado o uso de calços de borracha nas laterais e, no fundo do apoio do piso, isso evita o contato direto e mantém o revestimento seguro.

Espessura ideal

Existem muitas dúvidas quanto a espessura ideal para o piso de vidro, que é uma dúvida muito válida, uma vez que é diretamente ligado a segurança das pessoas que transitam sobre o piso de vidro.

A espessura ideal normalmente varia de acordo com a quantidade de placas que o vidro laminado contém, a espessura mínima recomendada é de 20 milímetros.

Dessa forma, se você vai usar um vidro laminado com duas placas, é recomendado que cada uma tenha 10 milímetros. Se a peça for muito grande, é preciso maior espessura para sustentar o peso, nesse caso podem ser usadas três chapas de 10 milímetros ou duas chapas de 15 milímetros.

Onde usar piso de vidro?

O piso de vidro vem a cada dia conquistando mais espaço na arquitetura, e não é por pouco, ele oferece um visual clean e moderno. Sem contar que torna qualquer ambiente mais atrativo e atual.

É muito usado na construção de mezaninos, pois assim ele não corta a luz ambiente e não toma muito espaço visualmente.

Também se usa muito em coberturas transitáveis, dessa forma, você garante iluminação natural dentro de casa, economizando na energia e ainda tem uma cobertura super moderna e descolada.

Pode ser usado como passarela sobre piscinas e jardins, fica muito bonito e valoriza o ambiente já construído.

Conclusão

Como você pode ver existe uma sequência de métricas a serem seguidas na aplicação de pisos de vidro. É importante que elas sejam respeitadas para que a segurança das pessoas que forem transitar pelo piso de vidro.

Se você está planejando fazer uma aplicação de pisos de vidro em sua construção, a Prismatic trabalha com os melhores vidros do mercado a um valor acessível. Faça já o seu orçamento e conheça os benefícios de comprar conosco.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.