PLÁSTICO OU VIDRO: QUAL É MELHOR PARA A INDÚSTRIA?

05.03
Categorias:

O vidro foi descoberto há séculos atrás.

Desde então, caiu no gosto e foi utilizado para diversas finalidades; durante muito tempo ele foi a principal matéria-prima de uma série de itens, tal qual embalagens, ornamentos decorativos e afins.

Contudo, o reinado desse material foi fortemente abalado no ano de 1909, quando Leo Baekeland, um químico de origem belga, criou o primeiro plástico totalmente sintético e que poderia ser produzido em escala comercial.

Com isso, teve início a era dos plásticos modernos e um árduo embate entre o vidro e o plástico pela preferência da indústria.

VANTAGENS DE USAR O PLÁSTICO

O plástico é um material interessante a medida que ele oferece certos benefícios e vantagens para a indústria, tal qual:

  • Alta resistência e maleabilidade;
  • Leveza, o que é atrativo para muitos empresas a medida que facilita o transporte e a armazenagem de seus produtos;
  • Excelente durabilidade.

VANTAGENS DE USAR O VIDRO

O vidro, por sua vez, oferece os seguintes benefícios:

  • Alta versatilidade;
  • Beleza e sofisticação;
  • Capacidade de reaproveitamento;
  • Economia de energia artificial;
  • Facilidade de reciclagem;
  • Resistência a variações bruscas de temperatura (alguns tipos de vidro);

VEREDICTO

O plástico, quando devidamente descartado, causa um impacto semelhante ao do vidro no meio ambiente.

O problema é que isso raramente acontece; há uma quantidade enorme de objetos de plástico sendo descartados incorretamente e isso tem causado sérios danos ambientais, em especial aos nossos oceanos.

Fora isso, há ainda a questão do tipo de plástico que se utiliza; não são todos que são fáceis de vender. O PET, por exemplo, desperta interesse no mercado, porém outros tipos de plástico são menos procurados.

Sendo assim, o vidro se apresenta como um material mais interessante para aqueles que desejam fazer sua parte pelo meio-ambiente. No caso da indústria, isso é especialmente verdadeiro a medida que eles utilizam esses materiais em larga escala.

Caso você tenha ficado interessado nesse material e esteja pensando em incorporá-lo à sua obra, não deixe de consultar a Prismatic e conhecer a ampla gama de produtos que temos em nosso portfólio e as diversas soluções que disponibilizamos em vidro.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *