POR QUE INSTALAR COLETORES SOLARES EM EDIFÍCIOS RESIDENCIAIS?

22.10

Há tempos a humanidade vem tentando desenvolver formas alternativas de gerar energia; nosso objetivo, com essa busca infindável, é encontrar maneiras sustentáveis de suprir as nossas necessidades energéticas.

Dentro da ampla gama de opções de geração de energia que temos à nossa disposição, uma, em específico, tem especial relevância por sua alta eficiência e custo relativamente baixo: a energia solar.

Não à toa, esse sistema é um dos principais artifícios da construção civil para construir edificações sustentáveis e tem, por conta disso, aparecido com cada vez mais frequência, seja em edifícios comerciais como residenciais.

Com isso em mente, preparamos um breve artigo no qual tratamos desse assunto.

PARA QUE OS EDIFÍCIOS USAM ESSE SISTEMA?

A maior parte dos edifícios investe em placas solares para aprimorar o sistema de aquecimento de água da edificação.

Para eles, isso é benéfico a medida que o aquecimento solar é consideravelmente mais vantajoso que o elétrico ou à gás; ele é mais barato e pode, inclusive, ser mais eficiente se for corretamente instalado e configurado.

Quando esse sistema é usado para essa finalidade, ele pode responder pela totalidade ou apenas por uma parte do aquecimento em si — no segundo caso, ele aquece parte da água; o restante é aquecido via gás ou eletricidade; parece pouco, mas a longo prazo isso gera uma economia considerável.

O QUE DIZ A LEI?

A energia solar não é uma tecnologia nova; ela está no mercado há décadas. Contudo, ela se popularizou verdadeiramente apenas recentemente. Sendo assim, é absolutamente natural que haja pouca legislação regulamentado essa questão por enquanto.

No caso dos edifícios, certas leis causam impacto considerável e devem ser levadas em consideração, como por exemplo a lei de número 14.459/2007, que estipula que as edificações residenciais da cidade de São Paulo que tiverem seu projeto aprovado após a data de seu estabelecimento devem, obrigatoriamente, apresentar estrutura para comportar aquecimento solar ou mesmo já vir com esse sistema instalado.

APENAS EDIFÍCIOS NOVOS PODEM CONTAR COM COLETORES SOLARES?

Não. Edifícios antigos também podem incorporar esse sistema, seja para uso localizado, como aquecer a água da piscina, por exemplo, como também para servir de fonte complementar de geração de energia e desafogar o sistema elétrico ou à gás.

COLETORES SOLARES DEMANDAM CUIDADO

Instalar placas solares é algo interessantíssimo para um edifício, que pode mudar sensivelmente a vida dos condomínios.

Esse tipo de investimento, contudo, precisa ser cuidadosamente planejado; placas solares não são algo barato, portanto é recomendável que você pense bem sobre o local em que irá instalá-las e também que invista em formas de protegê-las.

Nesse sentido, uma boa pedida é a colocação de telhas de vidro por sobre as placas. A vantagem desse tipo de estrutura é que ela é capaz de oferecer uma camada extra de proteção para as placas sem prejudicar a sua capacidade de coletar luz solar. Dessa forma, suas placas recebem energia e ainda ficam protegidas de intempéries.

Assim, se você tem ou pensa em ter coletores solares em seu edifício, não deixe de entrar em contato com a Prismaticparadescobrir de que forma podemos ajudá-lo a proteger seu investimento.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *