PREPARE SUA CASA PARA O INVERNO (SEM GASTAR MUITO)

30.07

O Brasil é um país tropical, no qual há grande incidência de luz solar. Por conta disso, na maior parte do ano os termômetros costumam registrar temperaturas altas (as vezes até demais).

Isso, no entanto, não significa que por aqui não faça frio.

De fato, existem certas regiões do país que registram até mesmo temperaturas negativas durante o inverno; mesmo nas cidades em que a alternância de temperatura é mais moderada, o frio ainda pode ser intenso e “judiar” das pessoas (especialmente na parte da noite, quando o sol se põe).

Pensando nisso, preparamos um breve texto no qual explicamos o motivo que faz com que uma casa ou um apartamento fique mais gelado durante o inverno, assim como o que você pode fazer para deixar o local mais quente mesmo nos dias mais frios.

POR QUE A CASA COSTUMA ESFRIAR TANTO NESSE PERÍODO?

Um cômodo esquenta ou esfria de acordo com a troca de calor que ele é capaz de realizar com o ambiente externo; em geral, a tendência é que o local mais quente perca calor e o mais frio ganhe, até que ambos estejam em equilíbrio.

No inverno, portanto, é natural que a casa, que costuma estar mais quente que o ambiente externo por conta das pessoas que habitam nela, assim como dos aparelhos eletrônicos e demais dispositivos ali dispostos, ceda calor para o ambiente externo, que está mais frio nesse período do ano.

O QUE POSSO FAZER PARA QUE ELA NÃO FIQUE TÃO FRIA?

Muitas pessoas, quando chega o inverno, gostam de utilizar aquecedor. Um aquecedor, no entanto, não costuma ser a melhor alternativa, haja vista que o mesmo é caro, gasta muita energia elétrica e ainda pode ser prejudicial à saúde (por conta do choque térmico que ele  pode causar).

Existem, no entanto, uma série de outras ações que você pode tomar para manter sua casa aquecida mesmo nos dias mais frios do ano, como por exemplo:

  • MANTENHA AS JANELAS ABERTAS DURANTE O DIA: conforme mencionado, um local esquenta ou esfria de acordo com a troca de calor que ele realiza. Para esquentar um ambiente, portanto, o ideal é que você abra as cortinas e janelas durante o dia e permita que o ar frio, que está no local saia, e que ao mesmo tempo ele receba o máximo de luz solar possível.
  • VEDE BEM O LOCAL AO ENTARDECER: nos meses mais frios a temperatura caí de forma acentuada por volta das 17:00. Por conta disso, o ideal é que você feche as janelas e cortinas nesse horário, para minimizar a troca e garantir que o local retenha o máximo de calor possível.
  • INVISTA EM ELEMENTOS DE VIDRO: para maximizar o ganho de calor durante o dia, o ideal é que você coloque o máximo de vidro possível em sua casa, haja vista que esse elemento irá maximizar a incidência de luz solar no local. Para tanto, vale instalar telhas de vidro e fazer um jardim de inverno, que fique agradável mesmo quando está frio, ou mesmo blocos de vidro e elementos vazados, que maximizam a entrada de luz solar (e por conseguinte calor) e facilitam a troca com o ambiente externo.

PRECISA DE AJUDA? CONTE COM A PRISMATIC!

Se você quer preparar a sua casa para o inverno com esforço e gasto mínimo, nossa recomendação é que você entre em contato com a Prismatic, uma empresa com mais de 50 anos de experiência de mercado, que conta com um time bem treinado e disposto de profissionais, que está pronto e à disposição para auxiliá-lo a encontrar a melhor solução possível para sua necessidade.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *