PRESTE ATENÇÃO À ESTRUTURA DE SEU TELHADO, ELA PRECISA DE CUIDADOS!

18.06
Categorias:

Poucas pessoas sabem, porém por baixo das telhas que cobrem a parte superior de uma casa existe uma estrutura ampla e complexa de sustentação.

Sem dúvida, a maior parte das pessoas acaba se preocupando muito com a estética de seu telhado e pouco com a qualidade daquilo que a sustenta, fazendo com que a manutenção da estrutura do telhado seja deixada um pouco de lado e seja até mesmo negligenciada em alguns casos.

Pensando nisso, preparamos um breve texto no qual explicamos de que forma é feita a estrutra da maior parte dos telhados, qual a importância de verificá-la frequentemente e até mesmo os tipos de problema que mais ocorrem com a mesma.

DE QUE É FEITA A ESTRUTURA DE UM TELHADO?

Durante décadas a madeira foi o material mais utilizado na construção de estruturas de telhado. Por conta disso, ainda hoje é infinitamente mais comum encontrar casas com telhado cuja estrutura é feita inteiramente de madeira.

Pouco a pouco, no entanto, esse cenário está mudando; hoje em dia, é cada vez maior o número de arquitetos e empreiteiros que apostam em estruturas de metal.

Se você ficou curioso a respeito de qual é melhor, a de madeira ou a de metal, saiba que cada uma tem suas vantagens e desvantagens; a de madeira costuma ser mais fácil de encontrar e acessível; a de metal, por sua vez, possui durabilidade consideravelmente maior, porém seu preço também pode ser um pouco mais elevado.

POR QUE SE PREOCUPAR COM A ESTRUTURA DE UM TELHADO?

A estrutura de um telhado é feita para ser durar, devendo ser resistente e capaz de aguentar uma grande quantidade de peso. Isso, no entanto, não quer dizer que ela é indestrutível.Por esse motivo, listamos abaixo alguns dos problemas que mais costumam acometer as estruturas dos telhados. Confira:

  • VARIAÇÕES CLIMÁTICAS: o Brasil é um país de proporções continentais. Por aqui, existem cidades nas quais o clima varia bruscamente durante o dia, indo de um extremo ao outro; não é incomum, portanto, situações nas quais pela manhã, temos ar extremamente seco, porém na parte da tarde ocorrem chuvas torrenciais; ou mesmo casos em que a temperatura, durante a madrugada,está na casa dos 10 graus, porém durante o dia ela chega aos 30 graus. Tais variações, além de incômodas para a população, tem grande potencial destrutivo, sendo capaz de danificar significativamente estruturas de madeira, fazendo com que ele envergue com o passar do tempo.
  • INFILTRAÇÕES: ao longo dos anos é natural que ocorra um leve deslocamento nas telhas e com isso sejam criadas aberturas pelas quais a água consegue entrar. Com o tempo, a água que se infiltra começa a danificar a madeira, o que acaba por enfraquecer a estrutura de sustentação do telhado.
  • INFESTAÇÕES: a madeira é um material que costuma atrair certas pragas, como o cupim, por exemplo. Por esse motivo, um problema bastante comum em estruturas de telhado feitas de madeira são as infestações de cupim, um problema que é capaz não apenas de enfraquecer a estrutura do telhado, mas também se espalhar para outros locais da casa.

PRECISA DE AUXÍLIO? CONTE CONOSCO!

A Prismatic é uma empresa especialista em telhas de vidro. Estamos há mais de 50 anos no mercado, portanto possuímos ampla experiência nesse assunto. Se você precisa de auxílio com seu telhado, portanto, seja adquirindo novas telhas ou mesmo mais informações a respeito de como fazer a manutenção correta da estrutura de seu telhado, não deixe de entrar em contato conosco.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *