QUAIS ADAPTAÇÕES É PRECISO FAZER PARA INSTALAR PAINÉIS SOLARES?

07.08
Categorias:

Muitas pessoas tem vontade de investir em energia solar, seja para abastecer apenas alguns pontos de sua casa, tal qual o aquecedor da piscina, por exemplo, como para fornecer energia para toda a edificação.

Parte delas, no entanto, reluta em fazer esse investimento; elas tem dúvidas sobre o que é preciso para se ter esse tipo de estrutura — a maior parte daqueles que postergam essa decisão o fazem por acreditar que será preciso um grande número de adaptações na residência para que ela seja capaz de receber os painéis solares.

Isso, contudo, nem sempre é verdade — em muitos casos, aliás, não é preciso sequer fazer adaptações para se instalar os painéis.

Veja abaixo alguns pontos aos quais você precisa se atentar para saber se é possível ou não instalar painéis solares em sua casa sem nenhum tipo de adaptação.

 

VERIFIQUE AS CONDIÇÕES DO TELHADO

Os painéis solares costumam ser instalados na parte superior da residência, já que por lá a incidência de luz solar é maior.

Sendo assim, uma das primeiras medidas a se tomar é verificar a condição do telhado em si; ele deve ter boa estrutura, firme e bem conservada, sendo capaz de suportar não apenas o peso das placas em si, mas também eventuais esforços adicionais causados pela chuva e/ou vento — algumas placas possuem formato e inclinação que geram pressão sobre a estrutura do telhado quando expostas a intempéries.

 

AVALIE O SISTEMA ELÉTRICO DA EDIFICAÇÃO

Um ponto consideravelmente delicado no processo de instalação de painéis solares é o acoplamento do mesmo ao sistema elétrico já existente na casa; edificações mais antigas costumam não ter um sistema elétrico compatível, sendo necessário realizar algumas adaptações no mesmo.

Para saber se a sua casa se encontra nessa situação, o ideal é consultar um eletricista especializado nesse tipo de assunto.

 

PREVENIR PARA NÃO REMEDIAR

Os bons sistemas de aquecimento solar possuem uma vida útil ampla, de aproximadamente 30 anos; eles não são exatamente baratos, mas a sua eficiência, economia à longo prazo e durabilidade compensam.

O ideal, no entanto, é que os painéis solares sejam protegidos de intempéries para maximizar a sua vida útil e, consequentemente, seu aproveitamento.

Para tanto, muitas pessoas optam por instalar telhas de vidro por sobre os painéis; elas são translúcidas, portanto não afetam o funcionamento das telhas. Ao mesmo tempo, protegem a estrutura de chuvas de granizo, ação de animais e outros acidentes que podem ocasionar a sua quebra precoce.

Lembrando, trata-se de uma adaptação opcional; ela não é obrigatória. Contudo, é altamente recomendável para salvaguardar o seu investimento.

Caso tenha interesse em investir nesse tipo de estrutura, entre em contato conosco; somos uma empresa que atua há décadas nesse segmento, possuindo expertise inigualável na fabricação de telhas e outras estruturas de vidro.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *