Qual a diferença da telha americana e portuguesa?

13.03

Quando a pessoa vai construir uma casa acaba tendo muitas dúvidas, que vão desde a cor dos pisos, até o tipo de revestimento a ser adotado no banheiro. A construção do telhado também costuma levar preocupação para quem está construindo pela primeira vez. Afinal, há várias opções, como a telha americana e portuguesa, por exemplo.

Você conhece a diferença dessas e de outras telhas? Se está em dúvida de qual escolher, conheça mais sobre a telha americana e portuguesa e veja outras possibilidades para usar em seu telhado!

Diferenças da telha americana e portuguesa

Conheça a telha americana e portuguesa e suas diferenças.

Telha americana

É uma boa alternativa para quem quer uma telha para uma casa no estilo colonial. Ela tem uma aparência agradável e bonita. Além de ser muito eficiente na proteção contra intempéries, a telha americana tem a vantagem de ser maior. Isso acaba facilitando e agilizando a construção do telhado, ou seja, demanda menos tempo.

Telha portuguesa

É a melhor escolha para telhados ondulados. Possui um encaixe perfeito e é muito estável. No geral, medem em torno de 40 centímetros e em cada metro quadrado são usadas 17 telhas portuguesas. Podem ser encontradas nas cores vermelha, branca ou mesclada. Há também as esmaltadas, resinadas ou transparentes. A inclinação mínima do telhado é de 30º.

Como escolher o tipo de telha

O melhor tipo de telha depende da região na qual você mora, de quanto quer gastar e também da área que será coberta. Veja alguns pontos que precisam ser considerados:

Considere as telhas de vidro

São ótimas opções para áreas externas, claraboias, área de piscina, área de serviço e outros espaços que possam receber luz solar. Bonitas, são bastante resistentes e podem colaborar para diminuir o gasto com energia elétrica, já que deixam o espaço claro.

Telha americana e portuguesa de cerâmica são eficientes

Ambas são eficientes e bonitas, mas requerem uma estrutura maior do madeiramento do telhado, já que são pesadas. Assim, um telhado feito de telha portuguesa ou telha americana de cerâmica tende a ser mais caro do que um feito com as chamadas telhas ecológicas.

Telhas de fibrocimento são opções econômicas

Leves e grandes, as telhas de fibrocimento são opções para quem quer gastar menos. Elas requerem uma estrutura de madeira menor, ao mesmo tempo em que como são grandes, precisam de menor tempo de mão de obra. Assim, a pessoa economiza tanto em madeira, quanto no pagamento de telhadista.

Simultaneamente, essas telhas oferecem menor conforto térmico do que as de cerâmica, por exemplo. Assim, em uma casa sem forro e em uma cidade de muito calor, elas podem deixar o ambiente bastante desconfortável.

Há a opção de usar mantas térmicas e forrar a casa, mas isso aumentaria os cursos da construção do telhado. Por isso, é preciso avaliar bem para saber qual tipo de telha ofereceria maior benefício.

Em suma, antes de escolher, consulte um profissional de confiança e faça um orçamento. Dessa forma, saberá cabendo em seu bolso e certamente fará a melhor escolha.

Se precisar de telhas de vidro, a Prismatic está pronta para atender!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.