QUAL O IMPACTO DA ILUMINAÇÃO EM UM RESTAURANTE

22.10

Muitas vezes vamos a um restaurante e gostamos da comida, porém não sentimos vontade alguma de retornar ao mesmo.

Pior é que em muitos casos nem sequer sabemos o que nos desagradou.

Mal atendimento, dificuldade de estacionar e superlotação costumam ser algumas das principais causas dessa falta de vontade.

Existe um outro elemento, no entanto, que é um pouco menos óbvio, mas não menos relevante ou impactante: a iluminação.

De fato, a iluminação de um restaurante tem um impacto maior do que imaginamos na percepção que temos do local.

Achou essa ideia absurda? Pois saiba que a iluminação de um restaurante pode ser tão ou mais determinante quanto o cardápio do mesmo para seu sucesso; ela é um elemento estratégico, que deve ser muito bem pensado e planejado.

ILUMINAR UM RESTAURANTE É UMA QUESTÃO DE EQUILÍBRIO

Cada restaurante é único. Por isso, é seguro dizer que não existe uma fórmula mágica que pode ser seguida para se atingir a iluminação ideal.

Uma boa dica, contudo, é buscar o equilíbrio; procure deixar seu restaurante suficientemente iluminado para que seus clientes não cansem fiquem com dor de cabeça, porém nem tanto a ponto de lembrar uma cozinha ou um hospital.

Nessa hora, dê preferência para a luz amarela (ou branco quente, pela nova terminologia das lâmpadas de LED), que é mais calorosa e acolhedora do que a branca; se quiser um ambiente um pouco mais claro, aposte em uma lâmpada mais forte ou com mais de 3500K.

Fora isso, atente-se ao tipo de lâmpada que você irá colocar no local; a dicroica e a PAR20, que são as duas mais comuns do mercado, são consideravelmente diferentes entre si; a dicroica proporciona uma luz mais dirigida, ideal para se dar foco em certos elementos; a PAR20, por sua vez, é mais ampla e vasta, espalhando melhor a luz.

APOSTE NA ILUMINAÇÃO NATURAL

Contudo, ainda que a “temperatura” e o tipo da lâmpada selecionados desempenhem um papel essencial, existe um outro elemento que nunca pode faltar em um restaurante: luz natural.

Muitos estabelecimentos ficam tão foçados em montar o cardápio ideal, selecionar a equipe, planejar a decoração interna que acabam se esquecendo de garantir que haja boa incidência de luz natural no local.

Com isso, acabam criando um ambiente pesado e claustrofóbico; um bunker, praticamente.

Ao construir ou reformar seu restaurante, portanto, não deixe de garantir que haja boa incidência de luz natural no local.

Para tanto, vale investir em elementos como os blocos de vidro, por exemplo.

Se você nunca ouviu falar em blocos de vidro, saiba que eles são elementos arquitetônicos coringa, que podem ser usados em uma ampla variedade de espaços, tanto internos como externos, combinando com a maior parte das decorações.

Além disso, eles são capazes de trazer uma série de vantagens para o ambiente:

MENOS GASTO: uma das vantagens mais óbvias dos blocos de vidro é o fato de que ele reduz significativamente o consumo de energia elétrica; como há maior incidência de luz solar, usa-se menos energia elétrica e, com isso, gasta-se menos;

AMBIENTE MAIS LEVE: o vidro é um elemento translúcido. Por isso, ele acaba trazendo leveza para o ambiente; uma parede de blocos de vidro, por exemplo, “pesa” muito menos que uma de alvenaria. Com isso, o ambiente do restaurante fica agradável mesmo nos dias em que há grande movimento;

SENSAÇÃO DE AMPLITUDE: conforme mencionado, os blocos de vidro são translúcidos. Por isso, ele é ideal até mesmo para locais pequenos; quando colocados em um ambiente, eles auxiliam o mesmo a ficar muito mais amplo.

LUZ AGRADÁVEL: talvez uma das principais vantagens dos blocos de vidro para um restaurante seja o fato de que ele permite uma maior incidência de luz solar. Logo, eles ajudam o ambiente a ser tomado por luz natural, com a qual já estamos acostumados e nos sentimos bem.

VAI CONSTRUIR OU REFORMAR? CONTE COM A PRISMATIC!

Se você quer aprimorar a iluminação de seu restaurante, não deixe de entrar em contato com a Prismatic, uma empresa que está no mercado há mais de 50 anos, possuindo ampla experiência na fabricação e comercialização de diferentes tipos de elementos de vidro.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *