Qual o melhor material para o gabinete de banheiro?

02.09

O gabinete é um acessório indispensável para qualquer banheiro; ele não apenas é útil, sendo capaz de guardar uma série de coisas, mas também dá suporte à cuba, torneira e outros itens essenciais.

Fazer o gabinete, ideal, contudo, nem sempre é fácil; o banheiro é um ambiente no qual a umidade frequentemente se faz presente, de forma que é importante levar em consideração a resistência do material escolhido à umidade ao investir nessa peça.

No texto de hoje, falaremos um pouco sobre os tipos de material mais comumente utilizados para a confecção de gabinetes de banheiro.

Quais os materiais mais utilizados para essa finalidade?

Alguns dos materiais mais comumente utilizados na confecção de (bons) móveis para banheiro, são eles:

  • AGLOMERADO: esse tipo de material foi especialmente desenvolvido para atender àqueles que procuram um armário esteticamente vistoso, com aparência de madeira, mas com um custo mais acessível. O aglomerado é feito a partir de resíduos de madeira (pó e serragem), que são prensados e transformados em painéis. O ideal é que esses painéis recebam algum tipo de revestimento para aumentar sua resistência à umidade;
  • COMPENSADO: as placas de compensado são um intermediário entre o aglomerado e a madeira em si. Elas são feitas a partir de lâminas de madeira maciça, as quais são coladas e prensadas umas nas outras. Assim como o aglomerado, o compensado deve receber algum tipo de revestimento ou tratamento para apresentar uma melhor resistência à umidade.
  • MADEIRA: a madeira já teve sua época áurea na fabricação de móveis; hoje em dia, com a necessidade de soluções sustentáveis, o número de móveis que utilizam esse tipo de insumo é significativamente menor e, quando ele aparece, é na forma de madeira de lei. Assim como os demais tipos de material apresentados anteriormente, um acabamento e um revestimento se fazem essenciais para que a madeira seja capaz de suportar a umidade típica do banheiro;
  • MDF: feita à partir das fibras da madeira e possuindo densidade média, o MDF é um dos materiais mais comuns dentre aqueles que estão fazendo um móvel, inclusive para ambientes úmidos, como é o caso do banheiro — uma dica interessante, para móveis de MDF que serão instalados nesses locais, é colocar fita de borda em todos os lados do móvel, inclusive naqueles que ficarão escondidos, haja vista que isso evitará que até mesmo a umidade do ar entre, o que aumentará a sua durabilidade consideravelmente.

Ficou com dúvida? Fale conosco!

Apesar de o gabinete ser uma peça indispensável de qualquer banheiro, ele não é o único item que deve ser cuidadosamente selecionado; há incontáveis de outras estruturas que merecem tanta atenção quanto o gabinete.

Justamente por isso, nos colocamos à sua disposição para ajudá-lo a construir ou reformar o banheiro de sua edificação.

Aqui na Prismatic trabalhamos com uma série de itens que são extremamente interessantes para esse tipo de ambiente, como por exemplo cubas, blocos e cobogós de vidro, dentre uma série de outras coisas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *