SAIBA COMO IDENTIFICAR UM VIDRO TEMPERADO

05.04

A melhor forma de não comprar gato por lebre é o conhecimento; se você é uma pessoa bem informada, dificilmente cairá em negócios escusos.

Por esse motivo, a Prismatic tem como uma de suas principais missões a disseminação do maior número possível de informações acerca dos diferentes tipos de vidros e suas características fundamentais.

No artigo de hoje, falaremos sobre como é possível verificar se um vidro é temperado ou não por meio da análise de três pontos.

PRIMEIRO PONTO: IDENTIFICAÇÃO DO VIDRO TEMPERADO

A Associação Brasileira de Normas Técnicas (cujo acrónimo é ABNT) obriga todo e qualquer fabricante a colocar identificação nos quatro cantos dos vidros de segurança, o que inclui o vidro temperado.

Sendo assim, a forma mais rápida e direta de verificar se um vidro é ou não temperado é procurar tais identificações nos cantos do vidro.

SEGUNDO PONTO: UNIFORMIDADE

Para se fazer o vidro temperado é preciso aquecê-lo a uma temperatura de aproximadamente 600 graus.

Durante esse processo, podem ocorrer leves ondulações ou imperfeições no vidro, haja vista que são utilizadas pinças e outros materiais que podem acabar causando leves marcas na lâmina de vidro.

Fora isso, pode haver uma leve flexão no vidro — isso é mais facilmente observado quando o vidro se encontra em alguma superfície plana.

TERCEIRO PONTO: PADRÃO DE QUEBRA

Outro indicativo típico dos vidros temperados é o seu padrão de quebra; no caso, seus não são tão grandes ou cortantes.

PRECISA DE AJUDA? CONTE CONOSCO!

Infelizmente é cada vez mais difícil identificar um vidro temperado à olho; as máquinas de fabricação de vidro temperado estão cada vez mais modernas e eficazes, portanto certas características típicas, como a suave deformação e/ou ondulação dos vidros temperados, estão ficando imperceptíveis.

Sendo assim, o melhor que você pode fazer para não ter preocupação ou dores de cabeça é adquirir esse material apenas de fornecedores idôneos, que tenham uma reputação no mercado e décadas de experiência acumulada, tal qual a Prismatic.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *