Saiba escolher o tipo de telhado certo para sua necessidade

19.09
Categorias:

Vai construir ou fazer uma grande reforma em casa? Chega um momento que é preciso refazer o telhado, trocar telhas, estrutura e aproveitar para melhorar a sua residência, não é? Se você está passado por isso e ainda não sabe qual tipo de telha usar ou de telhado escolher, esse post vai ajudar.

A ideia é dar dicas para que você possa optar por algo que caixa em seu orçamento, mas também que seja durável e de qualidade. Afinal, o que você menos quer é ter que fazer outra reforma grande em pouco tempo, não é?

Para fazer a melhor escolha, é preciso conhecer melhor sobre os tipos de telha e de inclinação de instalação. Está preparado? Então descubra qual o telhado adequado para o seu imóvel!

Conheça os principais tipos de telhados para casa

Embora os estilos sejam diversos, no geral, as construções de casas optam por dois tipos de telhados. Um deles, que é o mais comum, é com telhas aparentes, feitas de materiais diversificados. Esse é o telhado tradicional.

O outro é o telhado embutido. Embora menos comum, ele também proporciona toda a proteção que a casa precisa, mas não fica aparente. Esse é considerado um telhado mais moderno e indicado para quem está em busca de uma construção mais arrojada.

Embora seja desconhecido de muitas pessoas, ele traz vantagens, como menor uso de material e montagem mais simples do que o tradicional. Isso resulta em uma construção mais leve e barata, já que a quantidade de madeira necessária é muito menor do que a utilizada no tradicional.

Ao mesmo tempo, esses telhados contam com pouca inclinação. Para garantir a sua eficiência na hora de proteger o imóvel, precisam contar com a instalação de calhas responsáveis por escoar a chuva. Além disso, ao seu redor, deve haver uma pequena mureta para esconder as telhas e fazer com que elas não fiquem aparentes no visual da casa.

Como são baixos, não é possível ter acesso ao interior dele para, por exemplo, fazer manutenção da eletricidade.

Telhado tradicional ainda é o mais usado

Esse é o telhado aparente, que é o mais comum no Brasil. Na maioria das vezes, são feitos de telha de barro, que são resistentes, ajudam no conforto térmico e oferece bom isolamento das chuvas.

Porém, há alternativas a esses tipos de telhas como:

  • Telhas de concreto: duráveis, mas precisam de limpeza anual, já que são muito porosas;
  • Telhas de amianto: econômicas e conseguem ser colocadas até com pouca angulação. Porém, não são boas isolantes térmicas e quebram com facilidade;
  • Telhas de metal: o uso é mais comum em galpões ou áreas muito grandes, já que uma telha cobre uma grande área. Pouco usada em casas;
  • Telhas ecológicas: feitas de produtos reaproveitados como pet ou de fibras naturais. Possuem custo baixo, são resistentes e, como o nome mesmo diz, ecologicamente corretas. São duráveis e leves;
  • Telhas de vidros: indicadas para locais nos quais o aproveitamento da luz solar se faz necessário, como na área externa, varandas e área de serviço. Resistentes, contribuem para o visual do ambiente e com a economia de energia.

A Prismatic tem ótimos materiais e diversificados modelos de telhas de vidros. Entre em contato conosco antes de reformar.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *