SAIBA MAIS A RESPEITO DA NBR 7199

10.03
Categorias:

Uma sociedade estabelece regras e normas para melhorar a sua segurança.

Contudo, conforme o tempo passa, muitas dessas regras e normas ficam datadas e precisam ser atualizados.

Foi o que ocorreu com a NBR 7199 em meados de 2016, quando a ABNT publicou uma revisão naquele que é o mais importante texto técnico para o mercado do vidro — a NBR 7199, para aqueles que não sabem, regula o uso do vidro na construção civil.

Abaixo iremos dar mais detalhes acerca dessa norma e listar algumas das principais alterações feitas na mesma no ano de 2016.

O QUE É ESSA NORMA?

Conforme mencionado, trata-se da norma que estabelece as regras e parâmetros para a utilização do vidro na construção civil.

Trata-se de um texto importantíssimo, que deve ser lido e seguido por todos aqueles que trabalham com vidro.

QUAIS ALTERAÇÕES FORAM FEITAS NELA?

  • ALINHAMENTO INTERNACIONAL: talvez a mudança mais significativa da norma tenha sido o seu alinhamento com normas e padrões reconhecidos e utilizados mundialmente, o que não ocorria antes.
  • MAIOR CLAREZA: uma das mudanças mais importantes foi a revisão do texto, que teve parte de sua redação alterada para eliminar certas ambiguidades que causavam dúvida e atrapalhavam a compreensão da norma. Isso é especialmente verdade para a parte dos tipos de vidro e suas aplicações; antes, as variações estavam listadas ao longo do texto, o que acabava causando dúvida; agora, a informação está em uma tabela, estando muito mais fácil e rápida consultá-la e, consequentemente, seguí-la.
  • MAIS SEGURANÇA: a nova versão da NBR 7199 estabelece que todo vidro instalado abaixo de 1,1 metros do chão deve ser de segurança e que cada aplicação requer um tipo específico de vidro — para algumas aplicações somente o laminado e o aramado são permitidos.

ESCOLHA BEM SEU FORNECEDOR

Conforme visto, trabalhar com vidro é algo complexo; trata-se de um material delicado, que requer cuidados especiais tanto em sua fabricação como instalação.

Sendo assim, é importante que esse tipo de estrutura seja adquirida de bons fornecedores, que tenham histórico com esse tipo de material.

Caso você esteja pensando em incorporar o vidro a sua obra, entre em contato conosco; estamos há mais de 50 anos no mercado, tendo nos especializado na fabricação, comercialização e instalação de diferentes tipos de estrutura de vidro.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *