SAIBA MAIS A RESPEITO DO VIDRO ESTIRADO

01.04
Categorias:

Uma das principais características da engenhosidade humana é a sua insaciabilidade; quanto mais criamos, mais queremos criar.

Sendo assim, não deveria ser surpresa alguma o fato de que o vidro, um dos materiais mais populares, versáteis e queridos de toda nossa história, possa ser encontrado em uma ampla gama de variações.

Dentre os incontáveis tipos de vidro que temos à nossa disposição, um particularmente interessante é o estirado.

O QUE É ESSE TIPO DE VIDRO?

A composição química do vidro estirado é bastante semelhante a de outros vidros, tal qual o float e até mesmo o cristal. Seu aspecto singular, portanto, é fruto não de seu arranjo estrutural, mas sim do processo de fabricação ao qual o mesmo é submetido.

No caso, a técnica que possibilita sua fabricação é chamada de “Fourcault” e surgiu em meados de 1914. Nessa técnica, o vidro fundido é estirado em uma torre que tem cerca de 10 ou 15 metros de altura, onde ele irá passar por diversos processos, inclusive o estiramento propriamente dito e o resfriamento.

Assim que essa etapa é concluída, o vidro é então submetido a um novo cozimento para retirar eventuais tensões internas que possam impedir seu correto manuseio.

QUAIS SUAS CARACTERÍSTICAS?

Um dos principais chamarizes do vidro estirado é a sua aparência ondulada, que é especialmente marcante nas lâminas mais grossas.

Tal ondulação é fruto de uma série de fatores, tal qual diferenças na homogeneidade química do material, velocidade de estiramento e irregularidades nas bobinas.

Ele apresenta certa distorção óptica, é transparente e pode ser incolor ou colorido.

ONDE ADQUIRÍ-LO?

O vidro estirado, assim como todos os outros tipos de vidro, é relativamente popular; milhares de pessoas o conhecem e outras tantas o utilizam para alguma finalidade.

Isso, contudo, não quer dizer que é fácil fabricá-lo; seu processo de fabricação requer certos cuidados específicos.

Sendo assim, é importante verificar a procedência desse tipo de vidro antes de colocá-lo em algum local para que não ocorram problemas posteriormente.

Nossa recomendação, portanto, é a de que você busque o auxílio da Prismatic ao adquirir não apenas vidro estirado, mas também outros tipos de vidro.

Somos uma empresa que já acumula mais de 50 anos de experiência de mercado, possuindo alto nível de expertise na fabricação, comercialização e até mesmo instalação de diversos tipos de estrutura de vidro.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *