Tudo sobre bloco de vidros: para que servem, como e quando usar!

30.07
Categorias:

Tudo sobre bloco de vidros: para que servem, como e quando usar!
Se você tem menos de 40 anos de idade, é bem capaz que não saiba, mas blocos (ou tijolos) de vidro era um produto caro e elitista, utilizado apenas em projetos extremante requintados e conceituais, como em um grande número de edificações importantes no país, como as do arquiteto Oscar Niemeyer.

Hoje, graças a sua funcionalidade, beleza e preço acessível, ele é um dos produtos mais populares do Brasil.

COMO SURGIU O BLOCO DE VIDRO?

Os blocos de vidro surgiram há mais de 100 anos atrás, na Europa, em uma época na qual a indústria da construção se encontrava em pleno desenvolvimento, com elementos como o aço e o ferro tomando, pouco a pouco, o lugar da madeira e da pedra nas edificações e com a capacidade de manipulação do vidro aumentando de forma rápida e permitindo, com isso, que os chamados “tijolos de vidro” (que também eram conhecidos como “vidro celular”) surgissem e chamassem a atenção de um número cada vez maior de pessoas.

Durante os primeiros anos, a maior parte das pessoas começou a se interessar por esse material porque ele era capaz de algo que os outros não eram: criar um ambiente devidamente fechado e protegido e, ao mesmo tempo, permitir que a luz natural do local adentrasse o recinto.

O ápice de tais elementos no Brasil foram as décadas de 30, 40 e 50, quando a maior parte das pessoas começou a buscar esses elementos por perceber justamente que eles eram ideais para uma edificação em um país tropical, que é frequentemente banhado pela luz solar.

Com o passar do tempo, no entanto, esse material caiu em desuso, criando-se uma certa aversão ao mesmo por conta de um problema decorrente dos materiais precários que eram utilizados na época e da mão de obra pouco capacitada: vedação ineficiente. Sem dúvida, muitas pessoas passaram a evitar esse material por volta dos anos 70 porque um número cada vez maior de edificações começou a ter problemas de vazamentos e infiltrações, com os novos materiais que estavam surgindo na época passando a ser a preferência daqueles que iriam construir ou reformar.

O RETORNO DO BLOCO DE VIDRO

Em meados dos anos 90, no entanto, um grupo cada vez maior de arquitetos e profissionais do setor de construção passou a trabalhar para resgatar a reputação dos blocos de vidro. Para tanto, apostaram nos novos materiais, que eram muito mais modernos e eficiente na vedação e simples de manusear, permitindo que os próprios consumidores instalassem os blocos, algo ideal para aqueles que adoram colocar a mão na massa e fazer a sua própria reforma.

Fora isso, para esses profissionais o resgate do bloco de vidro era visto como algo inevitável em um mundo que busca soluções sustentáveis de habitação, haja vista que esse tipo de elemento é durável e leva a um estilo de vida menos destrutivo, como será visto a seguir.

AS VANTAGENS DO BLOCO DE VIDRO

Durante muitos anos o bloco de vidro foi utilizado em oficinas, escritórios, estações de trem e até mesmo residências por conta de sua transparência, com o mesmo sendo ideal para pessoas que desejam aproveitar a luz natural em seus cômodos; em escritórios, por exemplo, utilizar a luz natural é uma excelente forma de criar um ambiente mais amistoso e aconchegante, que não seja claustrofóbico e artificial.

Além disso, sua aplicação é altamente recomendada para empresas que desejam ser sustentáveis, haja vista que ela é capaz de levar a uma economia de até 75% em energia elétrica.

Fora isso, com os novos tipos de materiais disponíveis no mercado, a vedação resultante da instalação é muito mais eficiente, tornando esse material durável, sendo preciso realizar um nível baixíssimo de manutenção, mesmo ao longo dos anos, característica ideal para aqueles que não querem se preocupar constantemente com a manutenção de sua residência.

Por fim, uma outra vantagem desse elemento é a sua versatilidade, com o mesmo podendo ser usado em praticamente qualquer tipo de ambiente, seja ele interno ou externo, residencial ou comercial.

Aonde adquirir?

Se interessou por blocos de vidro? Então entre em contato com a Prismatic! Temos mais de 50 anos de experiência no mercado, oferecendo aos nossos parceiros e clientes apenas produtos de altíssima qualidade, desenvolvidos e testados seguindo padrões internacionais de fabricação.

Entre em contato conosco, nossa equipe estará à disposição para ajudá-lo a encontrar a solução ideal para a sua necessidade!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *