VANTAGENS DA ILUMINAÇÃO NATURAL

18.03
Categorias:

Nunca antes na história da humanidade houve um tempo em que ficássemos tanto “trancados” em ambientes fechados.

Algumas pessoas ficam horas em um escritório. Outras, em uma sala de aula.

Há aquelas, ainda, que ficam em sua casa; seja por necessidade ou escolha, não é pequeno o número de pessoas que passa dias sem deixar o conforto de sua casa.

Esse estilo de vida, no entanto, está longe de ser inofensivo; ao ficarmos muito em ambientes fechados deixamos de ter contato com a luz solar, o que é danoso tanto para nossa saúde física como mental.

Por isso, um número cada vez maior de arquitetos, empreiteiros e afins tem feito o possível para aumentar a incidência de luz natural em ambientes fechados.

Para tanto, eles tem investido certas estruturas, como os blocos e telhas de vidro, por exemplo, que são capazes de deixar um ambiente devidamente fechado sem impedir a entrada de luz solar no recinto.

Com isso em mente, preparamos um breve texto no qual mostramos os principais benefícios da exposição a luz natural para a saúde; se você tinha dúvidas sobre esse tipo de estrutura, depois de ler o texto não terá mais.

PRIMEIRO BENEFÍCIO: AGRADABILIDADE

O primeiro benefício desse tipo de iluminação é óbvio: conforto.

Quando ficamos em ambientes fechados, costumamos utilizar iluminação artificial. Esse tipo de iluminação, por mais eficiente que seja, pode ser um pouco desgastante; os olhos costumam ser a primeira vítima, ficando cansados e pesados; na sequência, vem a dor de cabeça e as vezes a confusão mental – perde-se um pouco a noção de realidade.

A iluminação natural, por outro lado, mitiga esses sintomas; ela cria um ambiente menos artificial, que é mais leve e agradável; com isso, a pessoa sente-se melhor.

SEGUNDO BENEFÍCIO: ECONOMIA

Outra vantagem do aumento de iluminação natural é a economia que ela gera.

Vivemos em um país que possui uma matriz energética deficiente; basta uma leve escassez de chuvas para que o preço da energia elétrica dispare.

Assim, aumentar a incidência de luz solar é uma necessidade para aqueles que desejam economizar.

TERCEIRO BENEFÍCIO: SAÚDE

Nosso corpo produz vitamina D ao entrar em contato com a luz solar. Logo, ficar em um ambiente no qual haja boa incidência desse tipo de luz é bom para a saúde, haja vista que a vitamina D é essencial para o corpo, sendo capaz de auxiliar na absorção de cálcio, no fortalecimento dos ossos, produção de melatonina, cortisol e afins.

FICOU INTERESSADO? FALE CONOSCO!

Ficou com vontade de aumentar a incidência de luz solar em seus ambientes? Fale com a Prismatic e descubra de que forma ela pode lhe ajudar.

Somos uma empresa com ampla experiência de mercado, que está há mais de 50 anos fabricando e comercializando diferentes tipos de estruturas de vidro, como blocos, telhas e elementos vazados.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *