VEJA COMO EVITAR CORROSÃO, FERRUGEM E OUTROS PROBLEMAS SIMILARES NO TELHADO DA SUA CASA

02.01

 

Um dos principais objetivos de um telhado é proteger a edificação da ação nociva de variados tipos de intempéries, tal qual a chuva, o vento e, obviamente, o sol.

Dentre a miríade de eventos climáticos aos quais um telhado é regularmente exposto, a chuva é, possivelmente, o mais desafiador de todos, haja vista que para lidar com ela não basta garantir que infiltrações não estejam ocorrendo; é preciso garantir que ela não acumule no telhado e provoque corrosões, ferrugem ou problemas correlatos — a principal causa de problemas no telhado é água acumulada; ela não apenas irá estragar aquilo em que está tocando, mas com o tempo se infiltrará, chegando a estrutura do telhado e a outras partes da edificação.

A boa notícia é que proteger o telhado de uma edificação não é um bicho de sete cabeças; basta tomar certos cuidados para manter o seu telhado bem conservado.

 

ATENTE-SE À INCLINAÇÃO

A inclinação de um telhado é um dos fatores mais importantes para evitar o acúmulo de água. Se um determinado telhado estiver com a inclinação incorreta, ou mesmo se estiver utilizando uma telha que requer uma inclinação diferente daquela que a estrutura possui, é certo que a água irá acumular e problemas ocorrerão.

 

INVISTA NA IMPERMEABILIZAÇÃO

Outro ponto interessante para mitigar as chances de que o seu telhado acabe estragando por conta de água acumulada é investir na aplicação de uma camada de impermeabilização no mesmo.

Sem dúvida, muitos dos produtos utilizados para impermeabilizar um telhado não apenas evitam que a água se infiltre e, consequentemente, danifiquem a estrutura do telhado e a edificação em si, mas também auxiliam a água a escorrer com mais facilidade — alguns são inclusive hidrofóbicos.

 

ESCOLHA O TIPO CERTO DE TELHA

Uma outra dica interessante para manter o seu telhado bem conservado é escolher corretamente o tipo de telha que serão utilizadas no mesmo.

Isso é importante a medida que existem telhas feitas de diferentes tipos de material no mercado, alguns com maior propensão a absorver água, outros menos.

Na dúvida, então, o ideal é que você escolha uma telha que seja adequada para o clima de sua região; se aonde você mora chove bastante, talvez seja preferível investir em uma telha com baixa porosidade, como a de vidro, por exemplo.

 

DÚVIDAS? FALE CONOSCO!

A Prismatic atua no mercado da construção civil há décadas.

Se você está construindo ou reformando e precisa de ajuda com alguma questão, não hesite em nos contatar.

Somos uma empresa especializada em estruturas de vidro, como cobogós, blocos e telhas de vidro, porém faremos o possível para lhe ajudar com tudo aquilo que estiver ao nosso alcance.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *