VIDRO: PEÇA CHAVE DOS EDIFÍCIOS SUSTENTÁVEIS

12.04
Categorias:

Nosso planeta está em crise e alguns recursos que eram abundantes estão se tornando escassos.

O clima, que já foi ameno, está brusco e errático.

Até mesmo aqueles que não davam bola para esse assunto estão percebendo que algo não está certo em nosso planeta.

Por isso, é absolutamente natural que comece a aumentar a consciência ambiental da população e, por conseguinte, a quantidade de pessoas que procura formas de fazer a sua parte e preservar o planeta.

A boa notícia é que existem diversas formas de contribuir; separar o lixo, optar por materiais recicláveis e consumir com consciência são apenas alguns exemplos de gestos que podem fazer toda a diferença para a preservação de nosso planeta.

Nesse sentido, existe uma tendência que vem ganhando cada vez mais tração no setor da construção civil: edifícios sustentáveis.

O QUE É UM EDIFÍCIO SUSTENTÁVEL?

Para quem não sabe, edifício sustentável é aquele que prima pelo seguinte:

  • Eficiência energética;
  • Uso racional da água;
  • Reutilização de matéria-prima.

Assim, pode-se dizer que um edifício é sustentável quando ele tenta minimizar seu impacto ambiental por meio do emprego de certas técnicas, como instalação de cisterna,  placas de energia solar, jardim vertical e estruturas de vidro – o vidro, aliás, é um coringa para os edifícios sustentáveis; ele pode ser utilizado de diferentes maneiras, sendo capaz de trazer resultados impressionantes.

POR QUE APOSTAR NO VIDRO EM UM EDIFÍCIO SUSTENTÁVEL?

Primeiro, pelo fato de que esse é um material 100% reciclável. Logo, será (quase) sempre possível reutilizá-lo.

Fora isso, contudo, ele é recomendado para esse tipo de edifício por desempenhar diversas funções, como por exemplo:

  • PROTEÇÃO DE PLACAS SOLARES: as telhas de vidro são recomendadas para os edifícios sustentáveis a medida que podem ser utilizadas para blindar as placas do sistema de energia solar de impactos. Nesse cenário, elas ficam por cima das placas; por serem translúcidas, esse tipo de telha é capaz de proteger as placas sem impedir que a luz solar incida;
  • REDUÇÃO DE GASTO ENERGÉTICO: o vidro é bastante utilizado também na fabricação de blocos de vidro, um tipo de estrutura que costuma ser utilizado no lugar de paredes de alvenaria convencional, de forma a acentuar a incidência de luz natural no ambiente. Se há mais luz natural, há menor necessidade de se utilizar energia elétrica.
  • VENTILAÇÃO DO AMBIENTE: outro bom uso do vidro na construção civil é a fabricação de elementos vazados. Esse tipo de estrutura melhora a ventilação natural do local, fazendo com que ele fique mais equilibrado e agradável, tornando necessário, por conseguinte, utilizar menos ar condicionado e outras formas de refrigeração artificial.

FICOU INTERESSADO? FALE CONOSCO!

A Prismatic é uma empresa que está no mercado há mais de 50 anos.

Ao longo desse período, aprendemos um bocado acerca de estruturas de vidro.

Por isso, se você precisa de telha, bloco, elemento vazado e até cuba de vidro, não hesite em falar conosco e ver de que forma podemos lhe ajudar.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *