Dicas de segurança para reforma do seu telhado

08.02
Categorias:

Dicas de segurança para reforma do seu telhado

Quando um telhado está necessitando de reforma, muita gente tenta contornar a situação. Mas geralmente essa é uma situação que não pode ser evitada. A necessidade de reforma pode surgir quando o material está desgastado ou mesmo danos causados por fenômenos da natureza. Nestes casos, é importante reparar o telhado o mais rápido possível.

Para que a reforma seja feita com segurança, é necessário saber um pouco sobre o assunto, para diminuir os riscos. Aqui vamos abordar algumas dicas de segurança para a reforma do seu telhado.

Como saber que o telhado precisa de reforma?

Alguns detalhes da própria construção do telhado podem indicar a necessidade de reforma. Quando sua execução e instalação é incorreta, pode haver, por exemplo, goteiras, excesso de umidade ou infiltrações. Esses problemas podem acontecer quando há angulações incorretas.

Quando as telhas estão mal encaixadas, pode haver goteiras. Quando o material é de má qualidade, outros problemas podem ocorrer. Entre os outros sintomas de um telhado que precisa de reforma estão rachaduras ou falta de impermeabilidade, o que faz com que ele absorva muita umidade.

Após identificar o sintoma, como vazamentos e goteiras, é importante identificar a sua raiz.

Dicas para reforma do seu telhado

Após identificar a origem do problema no telhado, o próximo passo deve ser verificar os materiais necessários para a reforma. Para fazer isso com segurança, pode ser interessante ter atenção a algumas etapas.

  • Estrutura: Quando o problema é pontual, como quando acontece em apenas uma viga, a troca pode ser mantendo a estrutura. Mas no caso de mudanças maiores, o recomendado é ter o auxílio de um profissional. Entre os problemas na estrutura da madeira, que merecem atenção, está o seu desgaste, que pode acontecer por ação de cupins, por exemplo.
  • Subcobertura: Apesar de nem todos os locais terem subcobertura, ela serve para isolar a casa do calor e da umidade. São como mantas que fazem o isolamento da camada de alvenarias. Apesar de ser uma troca simples de ser executada, é longa e trabalhosa.
  • Calhas e rufos: É um tipo de correção que merece cuidado e atenção, pois pode ser perigoso, por se localizar nas extremidades do telhado. O recomendado é que a troca seja feita com EPIs básicos e uma escada. A calha deve ser colocada próxima ao fim do telhado, para escorrer água. Já os rufos são colocados, em geral, no topo do telhado e são geralmente chumbados. Nesse caso, a melhor opção é a ajuda profissional. Calhas e rufos devem ser higienizados ao menos trimestralmente.
  • Telhas: Aqui, a maior dificuldade pode ser encontrar um modelo idêntico ao utilizado no telhado. Mas, em último caso, é comum encontrar formatos e modelos ao menos semelhantes. Após adquirir a telha, basta instalar e encaixar de acordo com seu formato. Se não houver telhas compatíveis, será necessário trocar todas elas.

Cuidados ao reformar telhados

Problemas nos telhados afetam tanto construções residenciais quanto comerciais e eles podem existir por fenômenos naturais, falta de manutenção, materiais de má qualidade ou erros de execução. Identificar problemas nas telhas costuma ser simples. Sempre que houver suspeita de problemas, é importante fazer uma inspeção para, então, corrigi-los.

Mas tudo isso deve ser feito por profissional capacitado, que esteja acostumado a realizar esse tipo de trabalho. Afinal, é um ambiente alto e escorregadio, que merece toda a atenção.

Assim, para que o procedimento seja seguro, além da qualificação do profissional, é importante que a reforma seja feita com o telhado seco, que garante que ele fique menos escorregadios. Além disso, é preciso usar equipamentos de proteção individual, para evitar que a pessoa sofra qualquer tipo de acidente.

Mas o melhor mesmo é evitar o problema. Confira dicas de como evitar telhas quebradas!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.